Vacinação de idosos contra a gripe prossegue até o dia 9 de maio
A Campanha Nacional de Vacinação do Idoso, aberta no dia 26 de abril, será realizada até a próxima sexta-feira (09). No Rio Grande do Sul, até esta sexta-feira (02) a Secretaria Estadual da Saúde (SES/RS) vacinou, em parceria com as prefeituras, 346.833 pessoas com mais de 60 anos de idade, o que representa 29.94% da população de idosos.
Neste ano, em que a campanha completa dez anos, o Ministério da Saúde definiu como meta vacinar 80% da população com idade acima de 60 anos. No Estado, a população de idosos é de 1.158.303 milhão de pessoas e a meta é imunizar 926.642 gaúchos contra a gripe.
Essa população é a que apresenta o maior risco de adoecer e morrer em decorrência de algumas patologias imunopreveníveis, como a gripe e a pneumonia. No ano passado, a cobertura vacinal atingiu 80,15% no Estado. De acordo com o Centro Estadual da Vigilância em Saúde, da SES/RS, a vacina contra a inluenza não deve ser administrada em pessoas que apresentem alergia grave ao ovo ou à proteína de galinha.
É importante destacar também que a vacina não provoca gripe. Ela pode acontecer, se a pessoa já estava com o vírus ou porque adquiriu outros vírus da gripe diferente dos que compõem a vacina ou pode ser apenas um resfriado comum.