Veja momento de grave acidente com radar meteorológico no RS: novo local é provisório
Na última quinta-feira (1/8), um grave incidente ocorreu em Montenegro, quando o caminhão guincho encarregado de içar o radar meteorológico no Morro São João tombou (veja o vídeo abaixo).
Devido ao acidente, foi decidido que o equipamento será instalado provisoriamente no Morro da Polícia, em Porto Alegre.
A Climatempo, empresa responsável pelo serviço de monitoramento, avaliou que, no momento, não é possível continuar a operação em Montenegro devido às condições de acesso terrestre.
A solução provisória atende ao cronograma do contrato, até que uma solução definitiva seja estabelecida.
O Morro São João continua sendo considerado para a instalação final do radar.
Estudos de viabilidade apresentados em fevereiro já indicavam o Morro da Polícia como uma opção tecnicamente viável.
Nos próximos dias, serão realizadas manobras para que, até sexta-feira (9/8), o radar esteja instalado em Porto Alegre e passando pelo processo de calibração, necessário para iniciar o monitoramento.
Sobre o Serviço de Monitoramento por Radar Meteorológico:
As tratativas para a contratação do serviço de monitoramento por radar meteorológico começaram no início de 2023.
A licitação foi concluída em dezembro, e os estudos de viabilidade dos locais de instalação começaram em seguida.
O investimento de mais de 25 milhões de reais prevê um contrato de 60 meses, cobrindo uma área de 150 km de raio a partir do local de instalação.
O equipamento, fabricado na República Tcheca, chegou ao Rio Grande do Sul em junho e aguardava ajustes na torre para instalação.
A instalação do radar meteorológico permitirá alertas mais precisos e claros à população, com previsão e produção de alertas entre três e seis horas antes de fenômenos meteorológicos extremos.
Além de preparar a população para eventos adversos, o radar auxiliará na coleta de dados para agricultura, infraestrutura, aviação e segurança, entre outras áreas.
A instalação provisória em Porto Alegre garante que o serviço de monitoramento climático continue sem atrasos, proporcionando benefícios significativos ao Estado enquanto se busca uma solução definitiva para a localização do radar.
Receba as principais notícias no seu WhatsApp