Veja o que esperar do frio que sucede o veranico de maio
Uma massa de ar frio associada a um centro de alta pressão de 1.025 hPa no Rio da Prata define as condições do tempo neste começo de semana no Rio Grande do Sul e foi responsável pela acentuada queda da temperatura neste fim de semana após o veranico de maio.
O frio da madrugada de hoje proporcionou, inclusive, a formação de geada em locais do Sul e da Campanha gaúcha enquanto mais a Nordeste do estado a presença de nuvens dificultou uma queda maior da temperatura e a geada nos locais de maior altitude do estado e que são tradicionalmente os mais frios.
Embora a madrugada muito fria, a MetSul desde já antecipa que as mínimas não vão seguir baixas no restante da semana no estado e que a tendência será de elevação das marcas nos termômetros.
Dois fatores vão contribuir para que a temperatura se eleve e frio não se prolongue durante a semana.
Primeiro, a massa de ar frio escoa para o mar e os seus efeitos no Rio Grande do Sul vão diminuir. Dois, área de baixa pressão deve trazer aumento de nuvens, o que frustra maior resfriamento noturno.
Mesmo com o enfraquecimento do ar frio que ninguém espere uma repetição da semana que passou, marcada por tardes quentes.
As noites vão seguir um pouco frias, mas o tempo vai estar bastante agradável durante o dia no decorrer da semana.
Receba as principais notícias no seu WhatsApp