Vendas nos supermercados crescem em ritmo mais lento
O ritmo de crescimento das vendas ficou um pouco abaixo do registrado em setembro, quando a taxa acumulada do ano havia ficado em 5,5%. Em outubro, o valor da cesta com os 35 produtos mais consumidos, o AbrasMercado, apurado pelo instituto GFK, atingiu R$ 334,64, o que representa alta de 1,45% na comparação com o mês anterior e 7,97% na comparação com o mesmo período do ano passado.
As maiores elevações foram constatadas nos seguintes produtos: arroz ( 7,64%), farinha de mandioca (2,67%) e café torrado e moído (2,45%). Já as principais quedas foram: tomate (-6,75%), cebola (-3,63%) e sal (-2,32%).
De acordo com Índice Nacional de Volume – medido pela Nielsen para a Abras, a quantidade de produtos comprados em supermercados de janeiro a outubro foi 0,2% inferior ao volume registrado em igual período de 2011, quando o consumo havia crescido 2% sobre 2010. Houve elevação apenas na cesta de bebidas não alcoólicas (1,5%) e limpeza caseira (0,1%).
A venda de bebidas alcoólicas ficou estável e entre as cestas em queda estão as de mercearia doce, com variação de -0,1%; perecíveis, com -0,4%; mercearia salgada, com -0,6%; higiene e beleza, com -1,4% e a cesta “outros” que contém principalmente produtos de bazar, com -2,9%.
Por categoria de produto, o bolo industrializado foi o que teve maior alta (23,1%), seguido pelo suco de frutas pronto para consumo (15,2%); água mineral (11,8%); whisky (7,8%); vinho (6,0%); leite com sabor (5,4%); amaciante de roupa (5,1%); iogurte (4,0%); chocolate (3,9%) e salgadinho para aperitivos (3,6%).
Na lista das principais quedas estão: sabão em barra (-10,2%); inseticida (-9,6%); açúcar (-9,1%); carnes congeladas (-4,5%); papel higiênico (-4,2%); leite condensado (-4,1%); arroz (-3,6%); fralda descartável e creme dental (-3,5%) e margarina (-3,0%).