Vento forte, frio e muita chuva: os próximos dias no RS
Comunicado emitido pela Marinha (ver abaixo) nesta terça-feira (23), alerta para ventos de até 75km/h no Litoral Gaúcho entre os dias 24/08 e 26/11.
A semana também reserva frio e muita chuva em diversas áreas do Rio Grande do Sul.
A chuva deve ser mais volumosa entre terça e a quinta, entretanto com variações regionais de volumes conforme o dia.
Porto Alegre e Litoral devem ter chuva na terça, na quarta e na quinta, mas os maiores volumes devem se dar na quarta-feira e podem ser altos.
Segundo a Metsul, considerando a abrangência e os volumes previstos, e levando em conta que está sendo um inverno predominantemente seco na maior parte do Sul do Brasil, a tendência é que este venha a ser o episódio de chuva mais significativo em meses aqui na Região Sul com acumulados em muitas cidades do Rio Grande do Sul não vistos desde junho.
Nota da Marinha
A Marinha do Brasil, por meio do Centro de Hidrografia da Marinha (CHM), participa que a aproximação e a passagem de sistemas frontais poderão provocar ventos de direção Sudeste a Nordeste, com intensidade de até 61 km/h (33 nós), na faixa litorânea do estado do Rio Grande do Sul, ao sul de Tramandaí, entre a manhã e a noite de 24 de agosto.
Além disso, os sistemas poderão ocasionar ventos de direção Sudeste a Nordeste rondando para Sudoeste a Sudeste, com intensidade de até 75 km/h (40 nós), na faixa litorânea entre os estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, ao sul de Laguna, entre as noites de 24 e 26 de agosto.
Os ventos associados a esse sistema meteorológico poderão provocar agitação marítima com ondas de direção Sudeste a Nordeste, com até 4,0 metros de altura, em alto-mar, na faixa litorânea entre os estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, ao sul de Laguna, entre a tarde de 25 e a noite de 26 de agosto.
Adicionalmente, a atuação de ventos fracos e úmidos, combinada à baixa temperatura da superfície do mar e à pouca nebulosidade durante a noite, poderá favorecer a formação de nevoeiros esparsos (névoa úmida), na faixa litorânea entre os estados de Santa Catarina, ao norte de Laguna, e de São Paulo, ao sul de Santos, entre a noite de 23 e a tarde de 24 de agosto.