Vento pode atingir até 100 km/h no litoral
A MetSul Meteorologia alerta para a queda acentuada da temperatura com o ingresso de uma massa de ar polar no Rio Grande do Sul. O frio vai ser impulsionado pela formação de um ciclone extratropical neste sábado.
Por esses motivos, a sensação de frio deve ser ainda mais intensa, uma vez que é acompanhado de fortes rajadas de vento que podem chegar a 70 km/h na Grande Porto Alegre e até 100 km/h no litoral gaúcho.
Em alto mar haverá formação de ondas elevadas (com até 7 metros no domingo) e potencial risco de ressaca do Rio Grande do Sul até o Rio de Janeiro. Portanto, é desaconselhável qualquer atividade de navegação até a próxima segunda-feira.
A Dirección Nacional de Meteorologia, órgão oficial de Meteorologia do Uruguai, emitiu nesta sexta-feira um alerta de vento que pode atingir “a força de furacão” com rajadas que podem superar a marca dos 120 km/h no litoral uruguaio durante o sábado.
A Defesa Civil informa que a formação de ciclones extratropicais é comum no estado gaúcho, principalmente no inverno.
Apesar da menção “vento com força de furacão” feita pelos meteorologistas uruguaios, é importante esclarecer que o sistema que dará origem à intensa ventania não será um furacão. Conforme o diretor-geral da MetSul Meteorologia qualquer comparação com o furacão Catarina é totalmente descabida. Ele esclarece que o vento extremamente forte será causado por um ciclone extratropical, fenômeno comum na nossa região e que desta vez será mais intenso que o normalmente observado e com característica explosiva sobre o Atlântico Sul.
A recomendação é para que a população evite transitar em áreas sem proteção contra vento forte. Os mais intensos estão previstos para a região entre o Chuí e Mostardas, seguindo com menos intensidade na Lagoa dos Patos e o litoral norte gaúcho.
O declínio da temperatura segue durante o sábado, com uma tarde mais gelada que o amanhecer.
No domingo, de acordo com a MetSul Meteorologia, o tempo deve firmar na maioria das regiões com o domínio do ar mais seco. Contudo, o frio aumenta e a noite deve ser gelada.