Vereador de SAP afirma que comércio ambulante tem que ser mais fiscalizado
O vereador Flávio von Saltiél (PMDB) quer maior fiscalização ao comércio ambulante na cidade. Segundo ele, não é raro ver pelo centro de Santo Antônio um grande número de vendedores ambulantes, na maioria das vezes de fora, vendendo qualquer tipo de mercadoria, numa concorrência desleal com os comerciantes estabelecidos no município. “Esse tipo de venda não gera impostos, sendo o comércio estabelecido, que gera empregos e recolhe tributos o maior prejudicado”, afirma Flávio.
Em consideração aos comerciantes que o procuraram para reclamar de prejuízos sofridos com a ação dos vendedores informais, Saltiél encaminhou ao prefeito Daiçon Maciel, uma indicação para que seja intensificada a fiscalização dos ambulantes de outras cidades e região que praticam o comércio de toda natureza na cidade. Neste final de semana, revela Saltiél, um caminhão descarregou uma infinidade de produtos de procedência desconhecida para a venda por parte dos ambulantes.
De acordo com Flávio, esta atividade está disciplinada pelo Código de Posturas do Município, que dá amplos poderes ao Executivo para fiscalizar os ambulantes. “Os comerciantes da cidade não têm como competir, até porque são bombardeados com uma carga tributária altíssima. Se continuar como está, alguns comércios acabarão fechando as suas portas”.
Um requerimento semelhante já havia sido enviado pelo vereador a Prefeitura no mês de abril. No entanto, Saltiél entende que a fiscalização deva ocorrer de forma mais intensa e rígida, inclusive aos sábados. “A mercadoria dos ambulantes irregulares deve ser apreendida, até que seja pago o que é devido por Lei. Precisamos proteger quem é daqui”, relatou o vereador, afirmando que outros municípios também sofrem com a invasão de ambulantes, porém, a atuação da fiscalização ocorre de forma mais incisiva, inibindo abusos e obrigando o cumprimento da Legislação.