Geral

Vereador solicita máquinas da Prefeitura para auxílio de mineradoras em SAP

A mineração é uma das atividades mais antigas de Santo Antônio da Patrulha. Mesmo sendo um trabalho sofrido e pouco remunerado, muitos patrulhenses dependem da extração de pedras como meio de sobrevivência.

Em pronunciamento na tribuna da Câmara, o vereador Flávio von Saltiél (PMDB), relembrou os prejuízos provocados a economia patrulhense, e principalmente o desemprego que atingiu centenas de famílias que vivem do setor quando da interdição promovida pela FEPAM.

O resgate deste fato serviu para justificar a indicação apresentada por Flávio, em que pediu ao Executivo, na reunião legislativa desta segunda, a disponibilização de máquinas para os mineradores. “Este pedido tem como objetivo dar um melhor atendimento aos mineradores do nosso município”, disse ele. Saltiél afirmou ainda ser obrigação dos mineradores, conforme legislação ambiental, promover a limpeza e reparos nas pedreiras. “Esta medida vem ao encontro da preservação do meio ambiente, além de evitar, é claro, uma nova onda de desemprego”, afirmou.

Ele pede a Prefeitura máquinas que auxiliem os trabalhadores na retirada dos materiais rochosos fragmentados, considerados rejeitos da mineração, mas úteis para disposição no preenchimento de depressões no interior da pedreira ou junto à base de taludes na etapa de recuperação da área.

A sugestão de Flávio é de que seja cobrada a taxa autorizada pela Câmara, para prestação de serviço das máquinas. “Assim como já ocorre com os produtores, que recebem auxílio das Patrulhas Agrícolas, o mesmo procedimento seria realizado pelos mineradores”, argumentou o vereador, enfatizando que a classe está organizada, inclusive sendo representada por uma Associação legalmente constituída.

Comentários

Comentários