Geral

Viagem Segura registra redução de quase 26% na acidentalidade fatal deste Carnaval

A 26ª edição da Operação Viagem Segura, realizada da sexta à quarta-feira de Carnaval, registrou redução de 25,8% no número médio de vítimas fatais por dia em relação a 2013. A quantidade de acidentes com vítimas fatais também apresentou uma queda significativa na média diária: 24%. A comparação desse indicador com o mesmo feriado nos últimos sete anos aponta 3,8 óbitos/dia em 2014, ante uma média histórica de 5,6.

Os resultados foram apresentados em coletiva de imprensa no Palácio Piratini, com a participação do vice-governador Beto Grill, coordenador do Comitê Estadual de Mobilização pela Segurança no Trânsito, e do diretor-geral do Detran/RS, Leonardo Kauer.

A operação encerrou-se à meia-noite dessa quarta-feira (6), registrando 1.101 acidentes, sendo 19 com vítimas fatais e 418 com lesões. Como resultado, foram 23 óbitos nas ruas e estradas gaúchas e 547 feridos. Foram registradas 21.169 infrações nos 116.007 veículos fiscalizados.

Para o diretor-geral do Detran/RS, esse resultado espelha as políticas públicas de trânsito implantadas nos últimos três anos. Assim como a Balada Segura, a Viagem Segura é uma política que integra diversos órgãos e atua em várias frentes, combinando fiscalização com sensibilização, através de iniciativas de comunicação social.

Segundo Leonardo Kauer, também já é possível perceber uma nova atitude em relação ao consumo de álcool combinado com direção: “neste Carnaval, 10% dos testes de etilômetro realizados resultaram em infrações por alcoolemia, enquanto a média nas operações anteriores foi de 15%”.

O combate ao álcool na direção é uma das prioridades na gestão de trânsito no RS, conforme recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS). Nesta edição, foram realizados 6.342 testes de etilômetro, retirando das vias 630 motoristas alcoolizados, 167 dos quais levados a delegacias por incorrerem em crime de trânsito.

Em suas 26 edições, a Operação Viagem Segura fiscalizou mais de 2,5 milhões de veículos e registrou mais de 370 mil infrações. Mais de 53 mil testes de etilômetro foram aplicados e cerca de 8 mil condutores autuados por embriaguez. Foram recolhidos 1.404 veículos a depósito e retidas 691 CNHs.

Comentários

Comentários