Vida & Saúde

Vigilância Sanitária aplicou hormônios contraceptivos em 179 animais em Osório

Foi positiva a primeira atividade da equipe da Vigilância Sanitária e Ambiental, com a campanha de aplicação de hormônios contraceptivos para cachorras e gatas.

O trabalho feito no sábado (06) entre 8 e 17 horas, contabilizou a aplicação de hormônios em 97 animais no Bairro Primavera e 82, no Bairro Caravágio.

No próximo sábado (13), a campanha acontece pela manhã entre 8 horas e meio-dia. As equipes da Vigilância Sanitária estarão em frente ao mercado LDG no Bairro Farroupilha, na Garagem da Prefeitura no bairro Albatroz; na praça do Bairro Glória; no Ginásio Cirão, no Porto Lacustre, e em frente a Veterinária Calderon, na rua Costa Gama. Das 8h às 12h.

A campanha faz parte de um trabalho de conscientização que visa despertar junto às pessoas, a necessidade de cuidados com os animais. Cães e gatos necessitam dos mesmos cuidados que uma pessoa: um lar, lugar adequado para viver, alimentação, higiene e medicação.

Sempre que adotar ou comprar um animal de estimação, é preciso avaliar todos esses fatores, para evitar que as ruas fiquem cheias de cães, fato comum em Osório.

Reprodução controlada

A posse responsável de animais domésticos torna-se cada vez mais uma nova e estimulante reflexão na busca de novas fórmulas de se resolver o aumento da população de cães e gatos. Essa postura propicia a melhoria nas condições de vida do animal, uma vez que contribui para a prevenção de agravos.

Trata-se de um valioso instrumento de Saúde Pública.

A posse responsável também implica em evitar o cruzamento do animal doméstico de maneira descontrolada. O proprietário deve saber que, a cada cruzamento, uma nova ninhada vai ser gerada, exigindo os mesmos cuidados com relação à higiene, alimentação, espaço físico, cuidados com a saúde. Portanto, só se deve permitir um cruzamento quando houver garantia de que a ninhada não ficará desassistida.

Vale ressaltar que o fato de não cruzar não prejudica em nada o animal, tanto do ponto de vista físico como do psicológico. Em contrapartida, deixá-lo seguir seus impulsos só acarreta aumentos indesejados de população. Preocupa cada vez mais o número crescente de filhotes abandonados pelas ruas, tanto que atualmente já é considerado um sério problema de saúde pública.

A sociedade deve se aliar aos órgãos públicos no sentido de diminuir a quantidade de animais errantes em nossa cidade. Só assim, se aumentará a qualidade de vida dos animais e da própria população.

Comentários

Comentários