Virgem das Lágrimas: saiba mais da sua origem - Litoralmania ®
Variedades

Virgem das Lágrimas: saiba mais da sua origem

Edegar da Silva (*)

A data de 28 de fevereiro é consagrada a Nossa Senhora da Lágrimas (a Virgem das Lágrimas) no calendário católico. O que deu origem a definição desta data foi o fato acontecido há 491 anos, em 27 de fevereiro de 1.522, durante uma invasão a cidade de Trevilho, na Província de Bergamo, na Itália. A invasão francesa comandada pelo Marechal Lautrec fez com que parte da população fugisse, enquanto outra parte (em sua maioria mulheres, crianças e idosos) se refugiasse nas igrejas como a do convento de Santo Agostinho, das irmãs agostinianas. Nas primeiras horas do dia 28 os soldados forçaram a porta do templo e entraram na igreja que tinha um gigantesco afresco representando Nossa Senhora, a Mãe de Jesus Cristo pintado na parede.

Diante desta imagem os sacerdotes e as pessoas que ali estavam se alternavam em fervorosas orações pedindo de joelhos a proteção de Deus e de Nossa Senhora. Em certo momento, lágrimas começaram a brotar da parede nos olhos da Virgem e o fato gerou estupefação dos soldados. A notícia espalhou-se rapidamente e os próprios soldados franceses suspenderam  a invasão e comunicaram o fato extraordinário ao seu comando e logo houve uma grane acorrência ao convento. Aos poucos começou a verter suor por todo o corpo pintado na parede e por mais que enxugassem lágrimas e suor, as gotas reapareciam. O episódio durou por sete horas.

O marechal francês, diante da realidade indiscutível do milagre se deixou comover e retirou a ordem de invasão e extermínio da população e proclamou o perdão à toda a população da cidadezinha enquanto muitos dos soldados depositaram seus capacetes e espadas aos pés da imagem da santa. Até hoje os capacetes, couraças e as espadas estão depositadas numa enorme urna no santuário construído no local, em Trevilho. A tradição levou os migrantes italianos daquela região vindos para o sul do Brasil a erguerem em Alto Caraá, município de Caraá, inicialmente uma capela (que hoje é um santuário, o segundo no mundo dedicado a devoção de Nossa Senhora das Lágrimas, reconhecido pela Igreja Católica).

Os imigrantes italianos chegaram ao então município de Santo Antônio da Patrulha entre 1981 e 1893 e aos poucos foram estabelecendo culto à devoção. O primeiro registro de romaria data de 1945 com a participação de cerca de 3.500 romeiros. Coube ao imigrante Isidoro Meregalli que tinha migrado para o Brasil (com apenas 16 anos) no ano de 1875 junto com o irmão Santino que se estabeleceu em Porto Alegre. Os dois tinham sido registrados na Itália com o sobrenome Longoni. Eram da Província de Milão (ele nascido em 14 de março de 1859) e aqui acabou contraíndo matrimônio com Regina Capra, originária da Província de Mântua. Vieram inicialmente para Caxias do Sul. De lá veio para o Alto Caraá em 1891, então com 31 anos e uma doença da esposa o levou a fazer uma promessa a Nossa Senhoras das Lágrimas, pedindo pela recuperação da esposa e prometendo a construção de uma capela e colocação de uma imagem, à semelhança da existente em Trevilho.

Em 1980 o arcebispo de Porto Alegre, Cardeal Dom Vicente Scherer elevou a condição da igreja do Alto Caraá à categoria de Santuário, já com uma afluência de mais de 20 ou 30 mil pessoas a cada ano, hoje vinculada a Diocese do Litoral. Neste ano de 2013,a Romaria de Nossa Senhora das Lágrimas, em Alto Caraá, aconteceu nos dias 21, 22, 23 e 24 de fevereiro.

(*) Jornalista e técnico agrícola

Comentários

Comentários