Vítima do vôo 3054 será enterrada no dia do aniversário
A jovem Paula Xavier completaria 24 anos nesta sexta-feira (27). Vítima da tragédia com o vôo 3054 da TAM, ela será enterrada nesta tarde no Cemitério Getsêmani, na Rodovia Anhangüera, em São Paulo. “Hoje é o aniversário da Paula e o enterro da Paula”, lamenta o pai dela, Archelau Xavier.
Paula voltava a São Paulo com o namorado, Lucas Mattedi, de 24 anos, depois de passar uma semana em Gramado (RS). O casal viajou para comemorar dois anos de relacionamento.
Entre os destroços enviados ao IML pelo Corpo de Bombeiros, o pai conseguiu encontrar a câmera fotográfica da filha. Mesmo danificado, o equipamento preservou as últimas fotos do casal.
“O que fica pra gente são esses momentos de felicidade que eles tiveram lá em Gramado. Estavam comemorando dois anos de namoro e estavam muito felizes. A maior alegria dos pais é ver seus filhos felizes”, diz Archelau.
Alívio e dor
Ele conta que a notícia da identificação provoca sentimentos divergentes. “É uma mistura de alívio e de dor. Dor porque se confirma o fim da vida. E é um alívio de poder enterrá-la porque ela partiu e não chegou.”
Paula era a única filha de Silvia e Archelau Xavier. Ela tinha dois irmãos mais novos, de 22 e de 16 anos. A celebração marcada para esta tarde ameniza a angústia dos familiares. “Agora, pelo menos foi encontrada, nós vamos poder celebrar o seu enterro. Nós estamos há 10 dias de velório.” Ele e a mulher divulgaram uma carta de protesto marcando a triste coincidência desta sexta-feira (27).
Precisamos de empresas fortes, que dêem empregos, que sejam lucrativas, que reduzam seus custos, mas que sejam responsáveis e que cumpram os seus contratos de levar e trazer os passageiros com segurança, que respeitem a vida de seus passageiros e clientes”, diz o texto.
O manifesto do casal pede ainda que autoridades brasileiras tomem medidas “enérgicas e necessárias” para ajustar o que precisa ser corrigido para evitar novas tragédias.
“Presidente Lula, Ministro Jobim, Brigadeiro Sato, Governador Serra (…) que Deus os ilumine a tomarem as medidas enérgicas e necessárias para corrigir o que tem que ser corrigido.”
Identificação
Archelau e Silvia lembram da angústia das outras famílias. “Quanto a esta tragédia,determinem que sejam acelerados os trâmites burocráticos, os reconhecimentos dos corpos, as indenizações. Os dramas das famílias das vítimas são enormes”, escreveram.
Das 199 vítimas do acidente, 89 tinham sido identificadas até a madrugada desta sexta (27). Depois do sofrimento da espera pelos corpos e dos sepultamentos ainda terão de pela frente a sofrida etapa dos processos de indenização.
“A preocupação é concluir a fase de enterros dos seus entes queridos e depois dar seqüência a esses trâmites dolorosos. Nós perdemos a nossa filha, outras o marido, o filho, às vezes o provedor da casa. Tem pessoas que já perderam marido e estão preocupadas no que dar de comer pros filhos essa semana”, diz Archelau. Ele, Silvia e os pais de Lucas, namorado de Paula, visitam diariamente o hotel onde estão hospedados outros parentes de vítimas da tragédia.