Viúvo de Benazir Bhutto assume presidência do Paquistão
Asif Ali Zardari, viúvo da ex-líder oposicionista do Paquistão Benazir Bhutto, venceu hoje (6) as eleições presidenciais do país, segundo autoridades eleitorais. As informações são da BBC Brasil.
As eleições foram convocadas depois que o então presidente paquistanês Pervez Musharraf renunciou ao cargo no mês passado para evitar um impeachment. A votação ocorreu no Parlamento e em quatro assembléias provinciais. Zardari conquistou 459 votos de um total de 702.
O assassinato de Benazir Bhutto, em dezembro de 2007, lançou Zardari ao centro do poder político no Paquistão. Ele está à frente de uma frágil coalizão de governo liderada pelo Partido do Povo Paquistanês (PPP), que enfrenta uma grave crise econômica e uma insurreição islâmica.
Zardari é visto como pró-Ocidente e como colaborador na guerra contra o terror declarada pelo governo norte-americano. O novo presidente terá que conciliar as exigências dos Estados Unidos e do poderoso Exército paquistanês, além do forte sentimento antiamericano no país.
Os outros candidatos à Presidência eram Saeeduz Zaman Siddiqui, um ex-juiz apoiado por Nawaz Sharif, e Mushahid Hussain Sayed, indicado pela Liga Muçulmana do Paquistão-N (PML-N), que apoiou Musharraf.
Benazir Bhutto foi vítima de um atentado suicida durante comício na cidade paquistanesa de Rawalpindi. Ela foi atingida por tiros, no pescoço e no peito, e morreu a caminho do hospital. O atentado deixou pelo menos mais 20 mortos.
<!– .replace('
','').replace('
','') –>