Vôlei de praia: o único esporte que o Brasil é o líder de medalhas - Litoralmania ®
Variedades

Vôlei de praia: o único esporte que o Brasil é o líder de medalhas

Debaixo de chuva, em Copacabana, Alison e Bruno Schmidt conquistaram medalha de ouro para o Brasil vencendo os italianos Nicolai e Lupo por 2 sets e 0Reuters/Adress Latif/Direitos Reservados
Debaixo de chuva, em Copacabana, Alison e Bruno Schmidt conquistaram medalha de ouro para o Brasil vencendo os italianos Nicolai e Lupo por 2 sets e 0Reuters/Adress Latif/Direitos Reservados

É nas praias que o Brasil mais se destaca na história das Olimpíadas. O vôlei de praia é o único esporte em o Brasil está consagrado como maior potência olímpica em número de medalhas. O esporte só estreou nos Jogos em Atlanta 1996, e depois de 20 anos, os brasileiros lideram o número de medalhas com 13 pódios.

Na Rio 2016, foram duas medalhas. Alison e Bruno Schmidt foram o grande destaque do país ao faturar o ouro, na madrugada de hoje (19), contra os italianos Nicolai e Lupo, na praia de Copacabana. Venceram por 2 sets a zero. E o rendimento poderia ser bem melhor. Agatha e Bárbara perderam a final para as alemãs Ludwig e Walkenhorst e ficaram com a prata. Larrissa e Talita ainda tiveram a chance de garantir mais um bronze, mas ficaram em quarto lugar ao serem derrotadas pelas norte-americanas Walsh e Ross.

Medalhas de ouro

Mas, ao se comparar apenas o número de ouros, os Estados Unidos ainda estão na frente com seis medalhas, contra três dos brasileiros. Mas os Estados Unidos têm apenas 10 medalhas no total. O Brasil soma três ouros, sete pratas e três bronzes.

A marca brasileira começou já na estreia dos jogos em 1996. Jacqueline e Sandra Pires fizeram a final com Mônia e Adriana Samuel, faturando as duas primeiras medalhas da história para as mulheres pelo país.

Em Sidney 2000, Adriana Behar e Shelda ficaram com a prata e Adriana Samuel e Sandra Pires com o bronze. Nestes jogos, os homens fizeram sua estreia no pódium da modalidade, com Zé Marco e Ricardo conquistando a prata. Em Atenas 2004, foi a vez dos homens conquistarem o ouro, com Ricardo e Emanuel. Adriana Behar e Shelda conquistaram mais uma prata nestes Jogos.

A única vez em que as mulheres não conquistaram uma medalha foi em Pequim 2008. Na China, os homens faturaram a prata com Márcio e Fábio Luiz e o bronze com Ricardo e Emanuel. Em Londres 2012, Emanuel e Alisson conseguiram outra prata para o país e Juliana e Larissa mais um bronze.

Dois atletas chegaram a três medalhas olímpicas no vôlei de praia: Ricardo e Emanuel. A dupla venceu duas medalhas, em 2004 e 2008, sendo que Ricardo já havia conquistado a prata em 2000 e Emanuel um bronze em 2012. Alisson, vencedor do ouro no Rio 2016, soma agora dois pódios, já que também havia conquistado a prata em 2012.

Entre as mulheres, quatro atletas obtiveram duas medalhas. A dupla Adriana Behar e Sheldo com duas pratas em 2000 e 2004. E Sandra Pires e Adriana Samuel conquistaram a prata em 2000, sendo que Sandra havia vencido o ouro e Adriana a prata nos Jogos de 1996 com duplas diferentes. No total, foram sete medalhas para as duplas femininas e seis para as masculinas do país.

Agência Brasil

Comentários

Comentários