Vou-lhes contar uma hitória…
Nos EUA, no século 19, existia uma cidade chamada Springfield (sim, a mesma dos Simpsoms) , localizada a oeste, próxima a Shelbyville. Pois bem, essa cidade havia se formado durante a expansão da fronteira dos Estados Unidos para a costa Oceano Pacífico. Ela se enquadrava bem naquele estereótipos de cidade do far west, que na tradução ao português acabou virando faroeste.
A busca pela riqueza e a expansão da fronteira, geraram condições propícias ao progresso. De fato isso ocorreu. A cidade cresceu, a prosperidade alcançou as diversas áreas de sua economia local, muito imóveis foram construídos e as pessoas começaram a consumir. O prefeito Georgew se sentia orgulhoso e tinha um relacionamento muito bom com o velho Xerife Greenspan.
Xerife Greenspan estava no cargo há muito tempo e ajudou a formar essa cidade. Sua experiência mostrou que o importante era manter um bom relacionamento com os diversos agentes da mesma, sem interferir muito na vida destes. Acontece que em certo momento esse crescimento começou a ficar descontrolado. Os filhos dos donos dos bancos locais assumiram o poder e começaram a inventar moda: idéias geniais, aparentemente. Com isso, eles enriqueciam mais ainda. Existia uma euforia exacerbada. De fato algo parecia fora da velha ordem. Mas tanto o xerife quanto o prefeito já estavam cansados e não tinham disposição para mudar nada.
Foi então que eles deram espaço para um novo prefeito o Sr. Barak. Esse novo prefeito não tinha apoio dos velhos componentes da cidade, mas conseguiu conquistar a todos com seu carisma. Logo que entrou, ele nomeou um novo xerife, o Sr. Ben.
Sr. Ben era um cara do bem e logo viu que os tempos eram outros e que a cidade precisava de ordem e os banqueiros de controle! Foi então que ele e o prefeito Barak resolveram impor uma série de sanções e restrições à atuação destes bancos. De onde veio a inspiração para as novas medidas? Dizem que foi baseado em medidas de controle de um tal Capitão Nascimento que num país chamado Brasil, tinha conseguido colocar ordem no sistema bancário e acabado com a jogatina e ainda assim, sua economia e seu sistema financeiro iam muito bem obrigado!
Esse conto inventado por mim e que tem uma conexão com a realidade, serve para ilustrar um fato importante, e até histórico na economia, que aconteceu essa semana. O Presidente Obama (ou prefeito Barak) conseguiu com 60 votos a favor e apenas 39 contra, sua segunda grande vitória política: a aprovação para a nova regulamentação bancária. Segundo essa regulamentação o xerife (Fed – Banco Central americano) ganha maior poder de fiscalização e supervisão. Os grandes bancos terão suas operações monitoradas (tipo: sorria, você está sendo filmado) e serão obrigados a trabalhar com capital proporcional ao tamanho dos seus ativos. Além disso, as autoridades terão mais poder para liquidar instituições financeiras potencialmente quebradas e as agências de classificação de risco serão supervisionadas.
Esse não foi o fato determinante para a bolsa essa semana, mas achei que seria muito pertinente comentá-lo. Nessa semana o Ibovespa encerrou com queda de cerca de 2%. Tivemos diversos dados ruins e o fato da bolsa não ter apresentado uma queda forte, reforça o viés positivo e otimista.
Por aqui nosso governo (Capitão Nascimento) já tem controle de nossos bancos e não temos que temer caso algum banco americano, europeu ou japonês quebrar. Nosso sistema bancário é exemplo para mundo. Se não podemos nos orgulhar de nossa seleção, ao menos de nossos bancos podemos. Que tal ser sócio de um desses bancos? Como? Fácil, invista em ativos deste setor!
William Castro Alves
Analista da XP Investimentos