Meteorologia alerta para perigoso sistema de tempestades que deverá atingir o RS

As previsões meteorológicas indicam a chegada de tempestades severas ao Rio Grande do Sul, com início na Argentina e no Uruguai

Na terça-feira, o sistema de tempestades avança para o Uruguai, gerando nuvens de tempestades intensas com chuvas fortes.

Posteriormente, o sistema chega ao Rio  Grande do Sul, provocando fenômenos severos, especialmente no Sul gaúcho  e na região da Campanha.

A instabilidade se estende na quarta-feira, afetando o Centro e o Norte gaúcho, Santa Catarina e o Paraná. O risco de chuva intensa e vendavais é  elevado, com acumulados que podem ultrapassar os 100 mm em poucas horas,  gerando alagamentos e inundações em algumas cidades.

Na Metade Sul gaúcha, especialmente entre Bagé, Jaguarão, Pelotas, Rio  Grande, Santa Vitória do Palmar e Chuí, são esperadas rajadas de vento  perto ou acima de 100 km/h, causando danos significativos.

O alerta abrange o período entre terça e  quinta-feira, com risco de chuva forte e temporais no Norte do Rio  Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Na região de Porto Alegre e região  metropolitana, o risco maior de chuvas intensas e/ou temporais é  esperado no final da terça-feira e ao longo da quarta-feira.

Criação: Rogério R. Bernardes

Imagens: Divulgação