Geral

Workshop debate acessibilidade e inclusão social nas ações do município de Osório

Abordar sobre a acessibilidade e inclusão social através de debates, apresentando as ações que são desenvolvidas nestas áreas na cidade.

A Biblioteca Pública Fernandes Bastos, no município de Osório, promoveu um workshop direcionado aos seus funcionários e aos das bibliotecas escolares do município, na Sala Verde da biblioteca. O evento contou com palestras de funcionários das Secretarias Municipais de Meio Ambiente e Gestão Urbana e Ação Social.

Entre os temas discutidos pela Secretaria Municipal de Ação Social, a busca pelos direitos sociais ao acesso em ambientes públicos para a população, incluindo os portadores de deficiência, foi abordado. Também se dialogou para que haja um reconhecimento de que a inclusão social é uma política pública que deve ser mais divulgada.

Para a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana a apresentação apontou sobre as normas e leis de acessibilidade, acerca das observações que devem ser feitas na elaboração de projetos para espaços públicos, bem como as adaptações em sanitários, acessos e a sinalização para deficientes visuais que foram realizadas nas escolas, bibliotecas e prédios municipais.

“Por mais que as pessoas tenham boas intenções em ajudar, elas não têm o conhecimento técnico e nós passamos algumas dessas normas para que pudessem praticar no cotidiano. A troca de experiências também foi importante para saber da realidade e como anda o nosso trabalho”, destacou o arquiteto e urbanista da Secretaria de Meio Ambiente e Gestão Urbana, Alencar Massulo de Oliveira.

A bibliotecária Rosane Hammel enfatiza a importância em tratar sobre este tema e que para o próximo ano a intenção é que se aprofunde o assunto, uma vez que foi apenas uma introdução e uma troca de experiências. “Nós acreditamos que bibliotecas são espaços que possam oferecer acesso à informação a todos e de forma democrática. E é um tema que vai ocorrer muito para ser discutido, por isso consideramos que fosse importante realizar este workshop”, salientou Rosane.

Comentários

Comentários