Vida & Saúde

Yeda anuncia apoio de R$ 12 milhões do governo do Estado para hospitais da Ulbra

A governadora Yeda Crusius assinou, na tarde desta terça-feira (16), termo de cooperação entre o governo do Estado, prefeituras de Porto Alegre e Canoas e a direção da Ulbra, prevendo a retomada de atendimento pelos hospitais que estão paralisados. Serão aportados pelo governo do Estado R$ 12 milhões, divididos em 12 parcelas mensais.

O Hospital Universitário de Canoas poderá retomar a assistência à população do município e da Região Metropolitana já na próxima quinta-feira (25), quando será assinado o termo de contratualização com o Ministério da Saúde. O hospital estava fechado há cerca de dois meses. Agora, com o anúncio, serão mais 500 leitos disponíveis na Região Metropolitana.

A decisão do governo do Estado e das prefeituras faz parte da negociação entre a Ulbra, o Ministério da Saúde e o Ministério da Fazenda em busca de uma solução para os hospitais. “Até a semana que vem, este termo de cooperação constituirá um grupo técnico que vai trabalhar com todas as informações e elementos que nos levarão, finalmente, a assinar o termo de contratualização, permitindo reabrir os também os demais hospitais que tiveram que encerrar suas atividades por algum tempo”, disse a governadora, que elogiou o esforço do secretário da Saúde, Osmar Terra, para resolver o impasse.

O termo de contratualização é o mesmo firmado entre a prefeitura de Tramandaí e o governo do Estado, que agora será estendido aos hospitais Universitário (Canoas), Independência e Luterano (ambos em Porto Alegre). “As medidas que estamos tomando transmitem à população a vontade de todos os participantes de resolver, no mais breve espaço de tempo possível, a questão dos hospitais”, afirmou Yeda.

De acordo com o reitor da Ulbra, Marcos Fernando Ziemer, assinada a contratualização com o governo e a prefeitura, na quinta-feira, o Hospital Universitário de Canoas será aberto de imediato. Já os outros hospitais demandarão ainda o tempo necessário para que a equipe técnica formalize os contratos. A Santa Casa de Porto Alegre, segundo o reitor, já manifestou interesse em participar da co-gestão dos hospitais.

Diálogo e parceria

Para o prefeito de Canoas, Jairo Jorge, o anúncio feito pelo governo é uma boa notícia ao município e à Região Metropolitana. “É um esforço que o governo do Estado está fazendo, e nós entendemos que é desta maneira que vamos resolver os problemas do Rio Grande do Sul: com diálogo e parceria, olhando o interesse público”, enfatizou.

A iniciativa faz parte das ações do Programa Estruturante Saúde Mais Perto de Você, do governo do Estado, que prevê a descentralização dos serviços de saúde, com investimentos em vários municípios.

Participaram também do ato de assinatura do termo de cooperação o secretário da Saúde, Osmar Terra, o prefeito de Porto Alegre, José Fogaça, e o prefeito de Tramandaí, Anderson Hoffmeister.

Comentários

Comentários