Educação

Yeda assina convênio para ampliação da Furg em Santo Antônio da Patrulha

Com a assinatura de convênio entre o governo e Fundação Universidade de Rio Grande (Furg), Santo Antônio da Patrulha terá ampliado o ensino superior gratuito no município. O projeto é resultado da Consulta Popular realizada no município em 2006 e foi concretizada pela governadora Yeda Crusius na tarde desta segunda-feira (30).

“A assinatura deste convênio é da máxima importância, pois, através da parceria com o município e a Furg, estamos atendendo uma escolha da população feita através da Consulta Popular”, destacou a governadora.

Segundo Yeda, o atendimento da reivindicação da população de Santo Antônio da Patrulha é resultado da política de gestão realizada pelas secretarias.

“Através deste modelo de gestão que foi adotado, o governo estadual está conseguindo realizar projetos previamente escolhidos pela população, além de concretizarmos novos”, observou. A governadora declarou que a assinatura do convênio “é fundamental, pois estamos referendando o que o povo escolheu”.

Capacitação
Conforme o prefeito de Santo Antônio da Patrulha, Daiçon Maciel, a população do município está bastante agradecida com a atitude da governadora Yeda Crusius. “Ao assinar o convênio, a governadora está atendendo uma antiga reivindicação da população de Santo Antônio da Patrulha e demais municípios da região que é o acesso ao ensino superior gratuito”, afirmou Maciel.

O prefeito destacou também a participação da Universidade de Rio Grande no processo. “Estamos com a universidade sendo implantada para atender cerca de 4 milhões de habitantes, levando em conta que no futuro teremos alunos da região do litoral, serra, região metropolitana e do Vale dos Sinos”, acrescentou. O prefeito ressaltou à governadora “o agradecimento da população de Santo Antônio da Patrulha por ter colocado nos seus projetos estruturantes a reivindicação da universidade como prioritária”.

Importância
O secretário de Relações Institucionais, Celso Bernardi, enfatizou que a criação da Universidade em Santo Antônio da Patrulha “é um dos projetos mais importantes da Consulta Popular já realizados. “A população do município fez uma excelente opção e a parceria com a prefeitura, Universidade de Rio Grande e de modo especial com a sociedade civil organizada, permitiu o atendimento da demanda, que trará reflexos positivos para o desenvolvimento da região”.

De acordo com o secretário, somente com parcerias, como a realizada entre governo do estado, prefeitura municipal e Furg, que possibilitou a implantação da Universidade em Santo Antônio da Patrulha, “será possível alcançar os benefícios para o cidadão”.

Para o reitor da Furg, João Carlos Cousin, o convênio firmado hoje deve ser celebrado. “A determinação da comunidade de Santo Antônio da Patrulha é baseada numa visão de futuro e pensando em melhorar a sua condição de vida e de seus filhos, ao votarem pelo ensino superior público e gratuito na Consulta Popular”, acrescentou.

O reitor ressaltou que o projeto será realizado através da participação do poder executivo municipal, do governo estadual por meio de diferentes secretárias, especialmente de Ciência e Tecnologia, além do governo federal representado pela Furg.

“Essa conjugação de forças irá resultar em um belo projeto que é a chegada de um pólo de formação universitária público e gratuito, que irá atender milhares de pessoas da região e propiciar o desenvolvimento da ciência e tecnologia, de acordo com a vocação regional que é a agro-química e agro-indústria”, avaliou.

Universidade
O primeiro vestibular para a Universidade em Santo Antônio da Patrulha será realizado no final do ano e os cursos se iniciam no início de 2009. Conforme o reitor da Furg, já está em andamento um grande processo de preparação da infra-estrutura, construção de laboratórios e contratação de docentes.

A Furg possui hoje 7 mil alunos e com a criação da Universidade em Santo Antônio da Patrulha e está ampliando sua capacidade para 11 mil alunos. Inicialmente os cursos oferecidos são agro-química e agroindústria (engenharia de alimentos) e, em um primeiro momento serão oferecidas cem vagas para cada curso.

O total de investimentos para a construção da Universidade é de R$ 12 milhões, sendo que a contrapartida do Estado é de R$ 3,3 milhões.

Além da governadora Yeda Crusius, do prefeito Daiçon Maciel, do reitor João Carlos Cousin e do secretário Celso Bernardi, participaram da audiência para assinatura do convênio o presidente da Assembléia Legislativa, Alceu Moreira; a secretária Geral de Governo, Mercedes Rodrigues; o secretário da Ciência e Tecnologia, Paulo Maciel; a secretária da Administração e Recursos Humanos, Maria Leonor Carpes; o chefe do Gabinete da Governadora, Ricardo Lied, além de demais autoridades envolvidas com o projeto.

Comentários

Comentários