Yeda Crusius decreta luto oficial por três dias
Nota divulgada pela Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) informa que o corpo do cardeal será velado a partir das 16h deste domingo (23), na Catedral Metropolitana de Porto Alegre. O templo estará aberto para o público.
Estão previstas duas missas na Catedral em homenagem ao religioso na quarta-feira (26). A primeira deve ser celebrada às 9h30min e outra, às 18h. No mesmo dia, o corpo deverá ser levado para o Convento Daltro Filho, em Imigrante (RS). O sepultamento deve acontecer na quinta-feira (27).
O cardeal gaúcho, de 83 anos, foi levado para a Santa Casa de Porto Alegre em 28 de novembro. No dia 11 de dezembro, seu estado de saúde piorou e ele foi transferido para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI). O religioso morreu neste domingo, por falência múltipla de órgãos.
Dom Aloísio foi bispo de Santo Ângelo, no Rio Grande do Sul; arcebispo de Fortaleza e de Aparecida, onde trabalhou até março de 2004. Ele foi secretário-geral e presidente da CNBB, presidente do Conselho Episcopal Latino-Americano (CELAM) e da Cáritas Internacional, e um dos presidentes da 3ª Conferência Geral dos Bispos da América Latina e do Caribe, em Puebla, no ano de 1979.