Geral

Yeda entrega equipamentos a guarda-parques em Torres

Em Torres, onde entregou equipamentos de proteção aos guardas ambientais do Parque Estadual de Itapeva, nesta sexta-feira (23), a governadora Yeda Crusius disse que o Estado está atendendo às demandas dos funcionários da Secretaria do Meio Ambiente (Sema). “Os equipamentos foram pedidos há três meses ao secretário e hoje estão sendo entregues, como priorização da segurança”, afirmou. Ao todo, são 95 conjuntos de proteção individual (EPI), incluindo coletes táticos, botas de couro e jaquetas de nylon. O parque tem uma movimentação em torno de 700 pessoas por dia.

Sobre a abertura de vagas na Sema, através de projeto aprovado na Assembléia Legislativa, Yeda disse que pretende deixar uma marca de respeito aos governadores anteriores, reconhecendo e dando continuidade ao que eles iniciaram. “A visão de futuro que era impossível de ser vislumbrada há cinco anos, três anos depois é real”, salientou. Foram criados 60 cargos para técnicos ambientais e outros 60 para guarda-parques.

Para o secretário em exercício do Meio Ambiente, Francisco Simões Pires, os equipamentos entregues “simbolizam e dignificam os servidores aliados ao governo, que tem coragem para fazer”. Ao cumprimentar a governadora pelo alcance do déficit zero, o prefeito de Torres, João Alberto Machado, afirmou que a entrega de materiais resgata a demanda dos moradores. “É com grande orgulho para Torres ter o Parque Itapeva, que é a representação da unidade do meio ambiente focada no turismo e no desenvolvimento”, ressaltou.

Outras medidas adotadas pelo governo também causam impacto positivo na gestão das unidades de conservação. Em julho do ano passado, foram nomeadas 54 pessoas aprovadas em concurso realizado em 2007. Neste mês de janeiro, foram chamados outros 22 concursados.

A Sema administra 23 unidades de conservação, entre 12 parques, cinco reservas biológicas, três áreas de proteção ambiental, uma estação ecológica, um refúgio de vida silvestre e um hortoflorestal, totalizando aproximadamente 282 mil hectares de área protegida no Rio Grande do Sul.

Comentários

Comentários