Variedades

YouTube e BBC fecham acordo para transmitir notícias e entretenimento

Usuários do serviço de vídeo online YouTube poderão assistir em pouco tempo documentário, séries de TV, notícias e outros programas  da BBC.

Sob o acordo de não exclusividade, o canal britânico e sua subsidiária internacional BBC WorldWide criarão canais patrocinados por anúncios no YouTube, afirmaram a companhia nesta sexta-feira (02/03).

O acordo é o mais recente na série de parcerias de conteúdo que o YouTube vem fechado com outros fornecedores de material, como a Wind-Up Records e a Associação Nacional de Basquete, que planeja seu próprio site da NBA.

A BBC pretende ampliar sua audiência e, em particular, usar o YouTube para gerar novas fontes de renda. Ao promover a atual programação no site, a companhia espera atrair usuários para seu serviço de vídeo online iPlayer, conhecido anteriormente como iMP.

Enquanto a BBC oferecerá clipes livres de anúncios para noticiários e conteúdo promocional ligado a séries de TV como “Doctor Who” e “Vida em Mars”, sua unidade comercial oferecerá um canal patrocinado, chamado de “BBC Worldwide”, com clipes de programas que incluem “Top Gear”, “Spooks” e “The Catherine Tate Show”.

Outro canal, o BBC World, oferecerá cerca de 30 novos clipes por dia, com notícias atualizadas constantemente e análises ao redor do mundo. O conteúdo virá da BBC Global News Divison.

Usuários poderão comentar os clipes e publicar suas respostas em vídeo para se comunicar com os espectadores da BBC.

Clipes patrocinados por anúncios estarão disponíveis apenas para usuários fora do Reino Unido.

O acordo da BBC com o YouTube pode provocar críticas de companhias de mídia que acusam a empresa de se render suas regras de transmissão pública, fundada por uma taxa de licença compulsória, ao adentrar o setor de acordos comerciais.

As novas ofertas on-demand da BBC, incluindo o iPlayer, estão sendo oferecidas ainda por um “teste de valor público” pela BBC Trust, que funciona em nome dos que pagam pela licença.

Comentários

Comentários