A rede de TV Fox intimou o YouTube Inc. por problemas com vídeos postados no site, confirmou o site de compartilhamento de vídeos nesta sexta-feira (26/01).
A Fox comunicou o YouTube que seus programas estavam publicados no site sem autorização e o YouTube os retirou do ar, de acordo com sua política. O YouTube afirmou ainda que vai cumprir com todas as exigências legais.
A intimação pede que o YouTube forneça informações que ajudem a Fox identificar a pessoa que postou os videos, que incluem episódios das series “24 horas” e “Simpsons”, segundo reportagem do Wall Street Journal.
O YouTube vem enfrentando uma série de desafios ligados à exibição de conteúdo protegido por direitos autorais no site, particularmente depois de ter sido adquirido pelo Google, no ano passado.
Produtores japoneses de conteúdo vêm trabalhando com o YouTube para evitar que materiais protegidos por direitos autorais fiquem no ar no site. No Brasil, o site chegou a ser bloqueado por duas operadoras por determinação judicial por não ter tirado do ar os vídeos da apresentadora Daniella Cicarelli fazendo sexo com seu namorado em uma praia na Espanha.
O Google também enfrenta problemas com o próprio site de vídeos, o Google Video, que está sendo processado por uma produtora francesa.
Separadamente, o Google anunciou na quinta-feira que vai integrar melhor o YouTube com o Google Video, embora os sites devam continuar separados. Mas a integração prevê que vídeos do YouTube apareçam em resultados de busca no Google Vídeo, por exemplo.