Natal – Por Jayme J. de Oliveira

Natal - Por Jayme J. de Oliveira
Jayme J. de Oliveira

Há cerca de dois mil anos o mundo transpôs um portal: Iniciou a era d.C. e até a contagem do tempo inverteu sua direção. A partir dessa data segue em ordem cronológica ascendente, para o anterior estipula-se o inverso. Pode-se inferir que a própria jurisprudência, moralidade, costumes… inicia um redirecionamento de 180°. Antes: a “Pena de Talião”, o “Olho por olho, dente por dente”, a partir de então, paulatinamente, o humanismo e o respeito aos direitos alheios rejeitando os princípios estratificados do “Dura lexsedlex” (a lei é dura mas é lei).

“Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma,e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças, este é o primeiro mandamento. E o seguinte, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há mandamento maior do que estes.” (Marcos 12:30-31).

A trajetória civilizatória encetada há 200.000 anos na mãe-África – sim, somos todos afrodescendentes – prossegue numa escalada não linear, muito menos uniforme. Além da coordenada do tempo, a distribuição geográfica influi decisivamente nos regimentos éticos, morais, jurídicos e de convivência. Para nós, por exemplo, os direitos dos homens e mulheres estão equalizando, em outras bandas até o apedrejamento por adultério ainda é lei vigente.

Apesar de toda esta descoordenação, com avanços e recuos chegamos onde estamos, mais evoluídos que nos primórdios porém distantes do ponto que pretendemos atingir. Ofaremos no devido tempo.

A todos os leitores que nos acompanham em Litoralmania, meus votos dum FELIZ NATAL, que o próximo ano transcorra numa curva ascendente e, principalmente, muita PAZ!

sdfsdds

Jayme José de Oliveira
Capão da Canoa – RS – Brasil
(51)98462936 – (51)81186972

http://www.blogcdjayme.blogspot.com.br

 

Comentários

Comentários