Plantio da Árvore de Anita integra os Festejos Farroupilhas em Osório
A solenidade, organizada pela Secretaria Municipal de Cultura e que reuniu o vice-prefeito Luiz Gomes Anflor, autoridades municipais, entidades culturais, comunidade escolar e a população, ocorreu às margens da Lagoa do Marcelino, integrando as comemorações dos Festejos Farroupilhas.
A cerimônia foi marcada pelo ato do plantio da Árvore de Anita, que ficará em frente à Lagoa do Marcelino, assim como uma placa explicativa e a pedra fundamental. Durante a solenidade, foi entregue pelo presidente de honra do Farroupilha Grupo de Pesquisas Históricas – IPHAF, Cary Ramos Valli, ao Secretário Municipal de Cultura, Rossano Teixeira, um certificado de autenticidade da árvore. Além disso, ainda foi declamado por uma estudante o poema “Canção de Anita”.
O secretário Rossano Teixeira salientou que esse ato é um símbolo da representação da luta farroupilha.
“É um ato público, histórico e cultural, um ato de que Osório se preocupa com a história da cidade e de que entendeu a importância de plantar uma árvore que representa todas as virtudes dos farroupilhas”, acrescentou Rossano.
Já para a coordenadora da Ana Terra Assessoria Cultural e Pedagógica, Maria Cardoso Faistauer, o plantio dessa árvore vai enaltecer o papel da mulher.
“Osório emprestou seu chão e foi por suas terras que Garibaldi passou com sua frota. Por isso que hoje nós estamos trazendo essa muda para cá, que veio lá de Laguna, porque essa figueira nasceu nos escombros do barco Seival. Então, Osório é parte viva dessa história e eu me sinto emocionada, gratificada por viver esse momento”, completou a coordenadora.
Entre os participantes, a 3ª prenda juvenil da 23ª Região Tradicionalista, Bruna Rocha de Souza, de 14 anos, também avaliou a importância da realização desse ato. “Acho muito importante e também a participação das escolas, vendo assim que as pessoas estão interessadas na cultura riograndense”, disse Bruna.