26ª Feira do Livro de Osório
Agora, de 28 de novembro a três de dezembro de 2011, colhemos mais um fruto: a 26ª Feira do Livro de Osório que,depois de andar por muitos lugares do centro da cidade, nos últimos anos ,fixou-se no Largo dos Estudantes Sônia Chemale.
É uma semana festiva. Ultimamente te se realizado junto com a Festa da Leitura das escolas municipais. Realiza-se na feira já o 4º Concurso Catavento Literário de contos e poesias dirigido à comunidade e o Encontro dos escritores da Academia do Litoral Norte.
A Feira do Livro é sempre o evento literário da cidade.
A população acorre do município e dos municípios vizinhos para participar e visitar a Feira.
Neste ano, houve uma participação muito grande das escolas.
Pela manhã e em algumas tardes ocorreram: contação de histórias, oficinas de pintura, sopa de letrinhas, peças de teatro infantil, músicas para crianças, filmes animados, esquetes, sessão de autógrafos de livros infantis organizados pelas crianças com a orientação das professoras, hora da poesia, chá literário e atividades lúdicas. Tivemos duas manhãs de encontros: uma com o poeta Luiz Coronel e outra com o escritor Pedro Bandeira e as crianças.
À noite, realizavam-se bate papos e palestras com os escritores:
Jerri de Almeida, Patrono da Feira Pedro Bandeira como conquistar o aluno que não gosta de ler- literatura infanto-juvenil, Acy Cheuiche, criação literária, Jane Tutikian a importância da leitura,Monika Papescu ilustração de livros, Leda Saraiva contos e lendas da região , Hilda Agnus Flores ,a trajetória da mulher.
Aconteceram muitas sessões de autógrafos de lançamentos de livros e Coletâneas. Laçaram livros: o poeta Luiz de Miranda, vozes o sul do mundo, Joaquim Mocks, Bula de remédios e Coletânea Joaquim Moncks e amigos com a participação de poetas osorienses , Neida Rocha, Artigo Definido ,Danilo,sua mochila e seus amigos,Pióca Salgado no espelho-1º artigo da constituição do Reino de Deus, Marina Rayundo, As ruas de Osório. Lançamento e sessão de autógrafos da III Antologia da Academia dos escritores do Litoral Norte.
Coletânea: Aos ventos do mar e da lagoa, organizada pelo escritor Alcy Cheuiche com os contos dos oficinandos de Osório e do Litoral Norte com a realização de formatura e coquetel.
Nos intervalos das manhãs, ardes e noites um gostoso cafezinho oferecido pela Cafeteira poética oferecido pelo FRS.
Visitas das crianças e comunidades as seis estandes dos livreiros movimentou a Feira.
No meu ponto de vista, vista esta foi a melhor Feira do que as anteriores por priorizar mais espaços para a Literatura.
Foi a Festa da literatura com participação massiva das ranças e muita organização.
É na infância que se forma o leitor e desperta o prazer da leitura.
“Conforme disse o Patrono Jerri Almeida: leitura expressa a mais notável possibilidade de liberdade humana, capaz de transcender o espaço tempo e a própria cultura.”