Lula diz que prisão de menina parece ficção
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse, em tom de indignação, nesta segunda-feira, que “parece ficção” o caso da garota de 15 anos que ficou presa numa cela com 20 homens na cidade de Abaetetuba, no Pará, informa o site G1.
— O que aconteceu no Pará é abominável. Não é possível a gente contar porque parece uma coisa de ficção — disse, na abertura da 7ª Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente.
Lula fez fortes críticas ao delegado de plantão que prendeu a menina e atacou a argumentação usada pelas autoridades paraenses de que a garota havia dito que seria maior de idade.
— Não importa se é maior ou menor, se fosse uma senhora de 60 anos ainda assim ela não poderia estar na mesma cela com os homens. Esse delegado se formou em Direito e deveria ter o mínimo conhecimento de regras legais — ponderou.
Na primeira vez que aborda o caso, Lula afirmou que o delegado que prendeu a menina não a viu como ser humano, mas como um “objeto”. O presidente voltou a afirmar que cabe ao estado garantir escolaridade e acesso ao mercado de trabalho aos adolescentes.