União fortalece projeto de turismo em Arroio do Sal
Bastaram apenas três meses de atuação do Projeto de Turismo Litoral Norte Gaúcho, em Arroio do Sal, para que a iniciativa fosse reconhecida. No dia 14 de dezembro, a ação foi uma das agraciadas com o Troféu Parceiro 2007, concedido pela Prefeitura Municipal. O projeto, que reúne 17 empreendedores de turismo rural, hotéis, restaurantes e agências de viagem, é desenvolvido pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Rio Grande do Sul (Sebrae/RS), em parceria com a prefeitura, a Associação Comercial de Arroio do Sal e a Associação Rio-grandense de Empreendimentos de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater/RS).
Conforme a consultora do Sebrae/RS, Regina Cardona, o grupo de Arroio do Sal participou de uma série de ações desde que constituiu a parceria. Ela destaca, por exemplo, a realização da palestra Lixo Mínimo, ministrada por uma empresária do Rio de Janeiro. A empresária falou sobre sua experiência em trabalhar os resíduos sólidos do seu hotel. “A atividade deu tanto resultado que os empreendedores de turismo disseminaram as informações para outros empresários do município em um evento realizado na Câmara dos Vereadores, no início de novembro. Um dos hotéis que faz parte do grupo já implantou a proposta no seu estabelecimento”, afirma.
A consultora lembra que o grupo também trabalhou no desenvolvimento do Roteiro Ecológico Pés na Areia e na comercialização do Roteiro Rural Campeiro (estruturado pela Emater), bem como identificou atrativos naturais de interesse ecológico e turístico no município. Hoje, dia 20 de dezembro, ocorrerá um treinamento com as 50 crianças que fazem parte do Projeto Patrulha Ambiental, uma parceria da Secretaria de Educação com a Secretaria do Meio Ambiente. Na ocasião, 10 dessas crianças serão escolhidas para serem os guias do Roteiro Pés na Areia. “Essa ação é importante porque desse grupo poderão surgir futuros bons empreendedores”, salienta.
De acordo com a técnica do Sebrae/RS, Andreia Diel, a união dos empresários está sendo proveitosa para todos. “Pela primeira vez, Arroio do Sal está integrando hotéis e restaurantes com o turismo rural. Por meio das ações de que estão participando, os empresários estão percebendo que se eles estiverem unidos conseguirão alcançar excelentes resultados”, afirma.
O proprietário da área rural Caramuru, Jucinei Matos, de Arroio do Sal, está muito satisfeito com a integração dos empresários do município. “Antes de constituirmos essa parceria, eu era o único que trabalhava com o ecoturismo, agora os turistas têm outras opções. Além disso, o meu faturamento aumentou em 50% em relação ao mês de junho deste ano, quando a união ainda não havia se concretizado”, comemora.
O Projeto de Turismo Litoral Norte Gaúcho conta com a participação das prefeituras de Arroio do Sal, Balneário Pinhal, Capão da Canoa, Maquiné, Osório, Santo Antônio da Patrulha, Torres, Três Cachoeiras e Xangri-lá. O projeto está atendendo aos setores de bares, restaurantes, quiosques, pousadas, hotéis, campings, propriedades rurais, artesanato, agências de turismo, empreendimentos de esporte e aventura. Atualmente, participam do projeto cerca de 290 empresários.