Lula diz que já esperava pela renúncia de Fidel
“Acho que é importante o processo acontecer de uma forma mais tranqüila. O grande mito continua. Fidel é o único mito vivo da humanidade. O Brasil está satisfeito que seja assim, e não em um sistema turbulento. Eu tenho um profundo respeito ao povo cubano, que acho ser o mais politizado do mundo. Raúl está preparado”, disse Lula.
O presidente brasileiro falou sobre a renúncia do presidente cubano em entrevista à imprensa nas instalações da estação do gasoduto Cabiúnas-Vitória, no município de Serra. Além de Fidel, Lula falou sobre a instalação da CPI mista dos Cartões no Congresso.
Fidel Castro renunciou à Presidência de Cuba após 49 anos no poder, em uma mensagem publicada nesta terça-feira pela imprensa oficial. A saída definitiva dele do cargo ocorre cinco dias antes de o Parlamento definir a nova cúpula do governo.
“Não aspirarei nem aceitarei – repito – não aspirarei nem aceitarei o cargo de Presidente do Conselho de Estado e Comandante-em-Chefe”, afirmou o cubano na carta, assinada de próprio punho às 17h30 locais (19h30 de Brasília) do dia 18 de fevereiro.