Santo Antônio participa da 18a Abertura Oficial da Colheita do Arroz
A Administração Municipal de Santo Antônio da Patrulha, através da secretaria de Agricultura, participou como apoiadora, pela primeira vez, da Abertura Oficial da Colheita do Arroz. O evento, em sua 18a edição, foi realizado na Estação Experimental do Arroz do Instituto Rio Grandense do Arroz (IRGA), em Cachoeirinha, do dia 28 de fevereiro até 02 de março.
Além do apoio, Santo Antônio teve um estande seu, onde expôs dados atualizados da produção do município. Segundo eles, apenas no mês de junho de 2007 foram 12.513ha plantados, o que rendeu 6.669 kg/ha de arroz, num total de 1.669.046 sacas. Nos meses seguintes estima-se que tenha havido um crescimento considerável nesses números.
Segundo o prefeito patrulhense, Daiçon Maciel da Silva, a participação de Santo Antônio neste evento partiu de um motivador convite feito pelo presidente da Associação dos Arrozeiros de Santo Antônio da Patrulha e diretor de Mercados da Federarroz, Marco Aurélio Tavares. “Foi ele que nos incentivou a apoiar a abertura da colheita e, assim, dar o nosso apoio também a esta classe tão importante para a economia patrulhense”, comenta o prefeito de Santo Antônio da Patrulha. “Temos que valorizar o grão produzido no Litoral Norte gaúcho. Afinal, conseguimos um rendimento de até 67% de grãos inteiros”, enfatiza Tavares. Ao final do evento ele fez questão de retornar ao estande patrulhense e agradecer pela participação da prefeitura.
AUTORIDADES REALIZAM PRIMEIRA COLHEITA
Num dos momentos mais esperados por todos, a governadora do estado do Rio Grande do Sul, Yeda Crusius, juntamente com o presidente da Assembléia Legislativa, Alceu Moreira, e o prefeito de Cachoeirinha, José Luiz Stédile, subiram na colheitadeira posicionada em uma das quadras de arroz, e realizaram, de fato, a primeira colheita oficial do ano. Ao redor da máquina, dezenas de fotógrafos se debateram procurando o melhor ângulo. A quadra colhida foi plantada pela própria governadora, meses atrás. “Este evento esta cada vez melhor e esta é mais uma safra maravilhosa que novamente honra a tradição do povo gaúcho”, disse a governadora. “Isto me faz recordar dos tempos em que meus irmãos chegavam em casa com as mãos calejadas e a roupa toda suja. Eles voltavam da lavoura e na época não havia essa maravilhosa tecnologia de hoje em dia”, revelou Moreira.