Deputado defende urgência na implantação do sinal de telefonia celular nos pequenos municípios
O presidente da Comissão de Participação Legislativa Popular, deputado Luciano Azevedo (PPS), defendeu nesta terça-feira maior rapidez na implantação do sinal de telefonia móvel nos pequenos municípios do Rio Grande do Sul. Durante audiência pública em conjunto com as comissões de Assuntos Municipais e de Serviços Públicos, Luciano enfatizou que muitas comunidades do Interior ainda sofrem com a impossibilidade de usar telefone celular. “O que a população do Interior quer é poder ter contato com a Capital, com as cidades-pólo. Precisamos encurtar o processo de implantação do sinal”, sustentou.
As operadoras têm prazo de dois anos para garantir a todos os municípios com menos de 30 mil habitantes cobertura para serviços de telefonia celular. No Estado, 274 municípios serão beneficiados. “Essas ferramentas servem de instrumento para o desenvolvimento dos municípios e garantia de um direito das comunidades. A conquista é da cidadania”, observou Luciano. Ele acrescentou que a Comissão de Participação Legislativa Popular está solidária com a luta dos municípios e buscará contribuir para a agilização do processo.
A audiência pública teve a participação de representantes da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), das operadoras de celular e de prefeitos.