Morre o ator, diretor e produtor Cecil Thiré - Litoralmania ®
Ator Cecil Thiré
Variedades

Morre o ator, diretor e produtor Cecil Thiré

Morreu hoje (9), aos 77 anos, em casa, no Rio de Janeiro, o ator, produtor e diretor Cecil Thiré, devido a complicações do mal de Parkinson.

O ator sofria de Parkinson há vários anos e estava com a saúde muito debilitada.Morre o ator, diretor e produtor Cecil ThiréMorre o ator, diretor e produtor Cecil Thiré

Receba as principais notícias no seu WhatsApp

[wp_bannerize_pro orderby=”random” categories=”wp-bannerize-plano-1″ numbers=”1″ mobile=“1”]

Filho único da atriz Tônia Carrero e do artista plástico Carlos Arthur Thiré, Cecil Aldary Portocarrero Thiré deixa quatro filhos: Miguel, Carlos e Luísa Thiré,  do primeiro casamento com Norma Pesce, além de  João Cavalcanti Thiré, da união com Carolina Cavalcanti.

A  filha, Luísa Thiré, também diretora de teatro, deu um depoimento emocionado em vídeo.  “Ele merecia ter o velório mais lindo do mundo, cercado de gente que ele ama, que o amou a vida toda. Papai foi um guerreiro. Lutou pela democracia, pela arte, lutou pelo teatro. Teve quatro filhos, sete netos e foi um guerreiro até o último minuto. Se existe um céu, ele e minha avó [Tônia Carrero] estão juntos agora.”

A atriz Cláudia Raia também demonstrou carinho e apreço por quem lhe deu a primeira oportunidade na carreira. “Meu amado Cecil Thiré partiu, eterno mestre! Sou eternamente grata. Seus ensinamentos foram muito importantes pra minha carreira. Minha primeira oportunidade de trabalho foi graças a ele, Foi meu primeiro diretor, que inclusive dirigiu meu primeiro espetáculo de teatro! Lutou bravamente pela arte no nosso país, terá sempre um lugar lindo de afeto no meu coração e na minha vida!.”

[wp_bannerize_pro orderby=”random” categories=”wp-bannerize-plano-3″ numbers=”1″ mobile=“1”]

A atriz Drica Moraes escreveu em uma rede social: “Trabalhei com Cecil em minha primeira novela, Top Model. Ele era um gentleman [cavalheiro]”.

Trajetória

O primeiro trabalho profissional de Cecil Thiré, foi aos 18 anos, como assistente de direção de Ruy Guerra no filme Os Fuzis. Aos 19 anos, dirigiu seu primeiro filme, o curta metragem Os Mendigos. Em 1967, assinou a direção do  longa-metragem O Diabo Mora no Sangue e, depois, O Ibrahim do Subúrbio, uma homenagem ao colunista Ibrahim Sued. Atuou como ator em mais de mais de 20  filmes.

[wp_bannerize_pro orderby=”random” categories=”wp-bannerize-plano-4″ numbers=”2″ mobile=“1”]

Começou  na direção teatral em 1971 e, ao longo da carreira, ganhou duas vezes o Molière, mais importante prêmio do teatro brasileiro. Na televisão, atuou em 20 novelas e minisséries e esteve por oito anos em programas humorísticos.

Cumprindo pedido do ator, o corpo de Cecil Thiré será cremado no Rio de Janeiro.

Agência Brasil
[wp_bannerize_pro orderby=”random” categories=”wp-bannerize-plano-2″ numbers=”1″ mobile=“1”]

Comentários

Comentários