Dia Internacional do Homem motiva cuidados com a saúde em Torres
A Secretaria de Saúde de Torres intensifica neste mês de julho as ações voltadas para a Saúde do Homem. O mês foi escolhido em função do Dia Internacional do Homem, que é comemorado no Brasil em 15 de julho. Assim, a Secretaria divulgará neste mês orientações sobre prevenção, diagnóstico, tratamento de câncer e promoção da saúde do homem. Também instituirá capacitação das Equipes de Saúde da Família (ESF) para o diagnóstico das principais doenças masculinas.
As estatísticas apontam que a procura por atendimento nos serviços de saúde, pelos homens, é significativamente menor do que a das mulheres e crianças. Além disso, muitas vezes, os homens só vão por imposição de suas parceiras. As doenças que mais acometem a saúde do homem são as patologias cardíacas conhecidas como doenças do coração e o câncer de próstata.
A urologista Suzana Ambros Pereira, que atua em Novo Hamburgo e Campo Bom, destaca que há alta incidência de câncer de próstata na faixa etária dos 60 e 70 anos e alerta sobre a importância de realizar o diagnóstico precoce da doença. “Os homens são extremamente resistentes à fazer a sua revisão urológica de rotina, mas com o diagnóstico mais precoce teremos chances de cura”, observa. Ela esclarece que em torno dos 50 anos de idade, eventualmente, ocorrem as alterações benignas da próstata, sendo que para essas doenças basta apenas o tratamento e em alguns casos demanda a realização de cirurgias.
O recomendado é que os homens façam os exames rotineiramente a partir dos 45 anos. Os exames para detecção do câncer de próstata são: exame físico, como o toque retal, realizado pelo médico e exame de sangue, o PSA. A Secretaria de Saúde de Torres informa que a prevenção e o controle das doenças que acometem os homens podem ser feitos pelos médicos das Unidades de Saúde da Família e do Centro de Saúde Américo Muniz dos Reis. Em caso de necessidade o paciente será encaminhado para o especialista.
Saiba mais sobre o Dia Internacional do Homem
Embora pouco conhecido, o Dia Internacional do Homem existe. Conforme a Wikipedia (enciclopédia livre da Internet), a homenagem foi sugerida em 1999 por Mikhail Gorbachev para ser comemorada sempre no primeiro sábado do mês de novembro.
Muitas organizações aceitaram essa data, mas vários países optaram em comemorar em outro dia, entre eles está o Brasil, que instituiu o dia 15 de julho como Dia Internacional do Homem.
Motivada pela data, a Secretaria de Saúde de Torres escolheu julho como o mês de promoção da Saúde do Homem. Assim, está intensificando suas ações para alertar aos homens sobre a importância de cuidarem de sua saúde e procurarem os Postos de Saúde para realizar regularmente consultas e exames.