Artesãos participam de cursos do Planseq Ecosol em Torres
A Associação EmRede, de Porto Alegre, está realizando cursos de qualificação de artesãos em Torres dentro do Plano Setorial de Qualificação para a Economia Solidária (Planseq Ecosol) do Governo Federal. O objetivo do programa é apoiar ações de cooperação solidária com a intenção de incentivar a produção, a comercialização e o consumo de produtos de iniciativas com autogestão. A EmRede recebeu recursos do Planseq para capacitar grupos de artesãos para adotarem o associativismo e a cultura de gestão, planejamento e organização, tanto na área produtiva quanto na comercial.
A Associação EmRede reúne diversas entidades ligadas aos processos da economia popular solidária. Em Torres, a entidade recebeu o apoio do Centro Municipal de Cultura e Artesanato, que cedeu local para a realização dos cursos. Já foram realizados cursos sobre papel machê, artesanato com fibras naturais e de bambu, bem como sobre noções de cores e pintura. Aliada à parte prática, os artesões recebem noções sobre planejamento, organização e comercialização dos produtos elaborados.
Participam dos cursos os artesãos da Associação dos Artesãos de Torres, da Cooperativa das Trabalhadoras Vitoriosas de Torres (Cootav) e da Associação dos Artesãos de Três Cachoeiras. No fim de semana passado, a EmRede levou representantes da Cootav e da Associação de Artesãos de Torres para exporem seus produtos na Feira da Economia Solidária, que aconteceu em Santa Maria.