Região pode ganhar terminal de gás natural liquefeito
O secretário municipal de Planejamento Marco Antonio Lima esteve presente na última quinta-feira (21) em encontro com o deputado federal e líder do governo na Câmara dos Deputados, Henrique Fontana (PT), para tratar da possível instalação de um terminal de gás natural liquefeito (GNL) em Tramandaí. O vice-prefeito da cidade vizinha, Anderson Hoffmeister também esteve presente.
Segundo Lima, é grande a possibilidade de o terminal se instalar na região, através da colocação de mais uma monobóia, por ficar mais próximo da Região Metropolitana de Porto Alegre. As outras duas cidades que estão na disputa pelo terminal são Rio Grande (RS) e São Francisco do Sul (SC). Com isso, a operação seria toda sediada em Imbé. “Imbé gostaria de participar porque, com a concretização deste terminal, a cidade ganharia em cuidados ambientais, mais royalties e também mais emprego e renda”, destacou Lima.
O valor que a Petrobras pode desembolsar para receber o terminal pode chegar a R$ 500 milhões. Também seria construído um gasoduto, para transportar o gás natural até a Região Metropolitana. A definição onde será instalado o terminal sairá em até 60 dias.