Gaúchos estão isolados após nevasca no Chile
O governo do Rio Grande do Sul está articulando apoio para um grupo de turistas gaúchos dos municípios de Teutônia e Estrela, que está isolado na aduana Paso Internacional Los Libertadores, em Los Andes, no Chile, na fronteira com a Argentina, por conta de uma forte nevasca.
Fazem parte do grupo 29 idosos e uma gestante, além de crianças.
O exército chileno chegou à localidade, ainda na noite de domingo, providenciando alimentação e água, a partir de tratativas iniciadas pela Secretaria das Relações Federativas e Internacionais do RS (Serfi), em Brasília, acionada pela Casa Civil, junto à Embaixada Brasileira em Santiago e ao Itamaraty.
Por enquanto, os gaúchos estão abrigados dentro de um ônibus de turismo, com aquecimento, e a Serfi negocia alojamento para o grupo.
Há cerca de 300 pessoas de diversas nacionalidades na aduana no Paso de Los Libertadores, buscando alojamento.
O tráfego de veículos e pessoas está fechado em ambos os lados da fronteira entre Argentina e Chile, dada a situação meteorológica desfavorável.
Fortes ventos atingem a região, que registra temperaturas negativas, onde caminhoneiros também ficaram isolados nas estradas e rodovias.
A previsão é de que, até esta quarta-feira, as condições meteorológicas melhorem, permitindo que os gaúchos possam retomar a viagem de volta ao Brasil.