Gabinete de Crise registra 46 ocorrências no segundo turno no RS Foto: Grégori Bertó / Palácio Piratini
Geral

Gabinete de Crise registra 46 ocorrências no segundo turno no RS

O Gabinete de Crise da Secretaria da Segurança Pública (SSP), estruturado para monitorar o andamento das Eleições 2022 no Estado, concluiu o segundo turno com o registro de 46 ocorrências no RS.

O levantamento foi apresentado em entrevista realizada com o Secretário da Segurança Pública, Vanius Cesar Santarosa, no fim da tarde deste domingo (30/10).

“Foi um pleito tranquilo, pois estamos trabalhando há mais de 30 dias para transcorrer um segundo turno com tranquilidade. Focamos na prevenção da segurança dos eleitores, e agora a atenção está voltada aos locais de comemoração”, disse o secretário.

Ao meio-dia, o governador Ranolfo Vieira Júnior visitou a sede da secretaria para acompanhar o monitoramento do domingo de votação.

Dentro das ocorrências, foram registrados nove casos de boca de urna, dois de ameaça, três de transporte de eleitor e um de divulgação de bandeira partidária.

Também foram arrolados dois crimes eleitorais por propaganda irregular e um crime eleitoral por finalização de voto indevido.

Além disso, também foram constatados um caso de divulgação de voto, dois casos de dano/depredação, quatro casos de porte ilegal de armas, dois casos de lesão corporal, cinco de vias de fato, um de desordem.

E registrados ainda um caso por furto de telefone de celular, quatro casos por apreensão de objeto,um caso por desobediência e três casos por desacato.

Por parte dos bombeiros, também foram registrados dois socorros por mal súbito e dois atendimentos de incêndio.

O Plano de Atuação Integrada começou a ser desenvolvido há mais de três meses e conta com a participação de Brigada Militar (BM), Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar (CBMRS) e IGP, juntamente com Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), Departamento de Polícia Federal (DPF), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e Forças Armadas.

Também fazem parte a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) e a Guarda Municipal de Porto Alegre. O planejamento tem também a colaboração do TRE-RS e Ministério Público Eleitoral.

O efetivo de plantão no domingo (30/10) teve 17.668 servidores, sendo 16.304 policiais militares, 650 policiais civis, 583 bombeiros e 131 servidores do Instituto-Geral de Perícias (IGP).

Anelize Sampaio

Receba as principais notícias no seu WhatsApp

Comentários

Comentários