Entenda o porquê do manejo e os riscos de espécie exótica invasora para as dunas e faixa de praia
Volta e meia a população de Torres reclama do manejo das Casuarina equisetifolia, porque desconhecem os problemas que provocam para o meio ambiente.
Entenda o porquê e apoie o manejo das casuarinas.
A remoção, que é permitida pela legislação, é realizada através da parceria entre a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo e a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos.
Para entendimento da questão, a secretária do Meio Ambiente e Urbanismo, Fernanda Brocca, faz alguns esclarecimentos
Conforme a secretária, a Casuarina equisetifolia é uma espécie arbórea, originária da Austrália e Indonésia.
Em razão da capacidade de se reproduzir e dispersar-se para novas áreas, modificar os ecossistemas naturais e causar prejuízos para biota nativa, são consideradas espécies exóticas invasoras.
Por este motivo, faz-se necessário realizar o manejo das Casuarinas, principalmente daqueles espécimes que se encontram no ambiente de Dunas e na Faixa de Praia, já que as populações tendem a crescer, dificultando o desenvolvimento das espécies nativas e diminuindo sua biodiversidade.
Esta espécie, assim como outras espécies exóticas, dificultam a fotossíntese das espécies nativas, possuem compostos aleloquímicos nas folhas (efeito prejudicial através de compostos químicos liberados ao ambiente), que afetam o crescimento de outras espécies, além de impedir a desenvolvimento da maioria das espécies em área de dunas e faixa de praia.
Sendo assim, o controle dessas populações é parte constante ao Manejo de Conflitos de Urbanização, Campos Arenosos e Dunas, licenciado pelo órgão ambiental Estadual-FEPAM através da Licença Única 01307 / 2020, que estabelece esse e outros procedimentos de controle dessas populações, através da supressão dos indivíduos e controle dos bosques.
Entendemos que a população se preocupa com a qualidade ambiental do município e, por este motivo, se faz necessário o entendimento dos procedimentos técnicos adotados em relação a esta espécie.