A surpresa que o clima reserva para este fim de ano, segundo a MetSul - Litoralmania ®
Imagem: Freepik Pessoas foto criado por jcomp - br.freepik.com
Geral

A surpresa que o clima reserva para este fim de ano, segundo a MetSul

O clima reserva uma surpresa neste fim de ano com um padrão atmosférico diferente do que se costuma observar nesta época do ano, de acordo com a MetSul.

O período que antecede o Natal costuma ser quase todos os anos marcado por muito calor e alguns temporais de verão, às vezes até fortes e destrutivos, mas não é o que se projeta para este 2022 em parte do Rio Grande do Sul.

Uma nova frente fria avança pelo Rio Grande do Sul agora na sexta-feira com aumento das nuvens e chuva irregular pelo território gaúcho.

Muitas cidades, especialmente da Metade Oeste, não devem ter precipitação.

Na sequência desta frente fria, uma nova massa de ar frio deve ingressar no estado gaúcho e dar início à uma sequência longa de dias com marcas agradáveis ou pouco calor em um grande número de municípios do Rio Grande do Sul.

A influência do ar mais ameno até o Natal será maior na Metade Leste do estado (Litoral), o que inclui a área de Porto Alegre.

Por isso, quase todos os dias entre o final desta semana e o Natal vão ter máximas abaixo dos 30ºC na capital gaúcha, quando frequentemente na climatologia os dias que antecedem ao Natal são marcados por forte a intenso calor.

As noites também devem ser de marcas amenas e sem calor.

Conforme a projeção do modelo europeu de hoje, a esmagadora maioria dos dias até o dia 25 deve ter máximas inferiores a 30ºC com marcas potencialmente acima nesta quinta e nos dias 22, 23, 24 e 25, mas sem previsão de calor excessivo na capital.

No Oeste do Rio Grande do Sul, a realidade será muito diferente, ainda segundo a MetSul.

A semana que vem, nos dias precedendo o Natal, as tardes serão de calor seco com muito baixa umidade.

As tardes entre os dias 21 e 24 devem ser muito calor na Fronteira Oeste e o Noroeste com marcas perto de 40ºC no final da próxima semana, imediatamente antes do Natal.

Receba as principais notícias no seu WhatsApp

Comentários

Comentários