Geral

Candidatos recebem homenagem da Câmara de Osório

Uns foram eleitos. Outros não. Mesmo assim, todos os candidatos a vereador nas eleições de 2008, em Osório, foram homenageados nesta terça-feira (09), na Câmara Municipal.

Através de requerimento de nº 101/08, das bancadas do PP, PMDB e PDT, a Câmara de Osório reuniu no Plenário Francisco Maineri, quase 40 personalidades do município que colocaram seu nome a disposição para concorrer a uma cadeira no legislativo.

Conforme o presidente da Câmara, vereador Martim Tressoldi (PP), esta distinção foi criada porque esta Casa é o local onde se encontram diferentes representantes das localidades de Osório.

– Sabemos que somente nove candidatos foram eleitos, mas mais de 25 mil pessoas votaram em seus preferidos. Por isso, o Poder Legislativo deve fazer este reconhecimento – salientou Tressoldi.

Já o líder da bancada do PDT, vereador Gilmar Luz, fez uma análise do que é “ser candidato”.

– Só é candidato aquele que tem coragem – ressaltou Gilmar, apontando a importância de cada voto conquistado, onde muitas vezes é “difícil listar o nome de 30 amigos, imagine fazer 500 ou 800 votos”. O vereador também falou da necessidade de uma reforma política urgente, principalmente quando se fala na questão da redução do número de vereadores, o que Gilmar considera uma injustiça com relação às comunidades pequenas.

O vereador Júlio Ramos falou em nome da bancada do PMDB e lembrou que mais de 15 mil pessoas votaram em vereadores que não se elegeram, porém, estes também devem ter este reconhecimento porque são representantes da comunidade.

– Vocês também são os responsáveis para, na próxima legislatura, fazerem um acompanhamento de fiscalização do legislativo e executivo, bem como apresentar sugestões de melhorias para a sociedade – disse Júlio Ramos aos candidatos que não conquistaram sua vaga no legislativo.

Cada candidato teve espaço para apresentar e defender um anteprojeto de lei de sua autoria.

A sessão solene teve por objetivo oportunizar a cada candidato expor parte de seu plano de vereância, sintetizando o seu principal projeto de lei, ficando o mesmo nesta Casa, para, através das bancadas com representatividade do legislativo, serem encaminhados, de acordo com o teor de cada anteprojeto, aos órgãos competentes, na intenção de contribuir com a administração municipal.

Estavam presentes Antônio Feliz, representando o prefeito municipal, a Drª Conceição Sampaio, Juíza de Direito e diretora do Fórum, e o Ten. Cel. Renato Fraga, Comandante do 8º BPM, além de familiares dos candidatos e demais autoridades locais.

Comentários

Comentários