MetSul alerta para período de alto risco de tempo severo por vários dias no RS - Litoralmania ®
Foto: Fernando Dias
Geral

MetSul alerta para período de alto risco de tempo severo por vários dias no RS

A MetSul Meteorologia alerta que o Sul do Brasil vai enfrentar uma sequência de dias com um alto risco de tempo severo.

As condições serão propícias à formação de tempestades na região entre esta terça e a sexta-feira.

Os temporais poderão trazer chuva localmente forte, grande quantidade de raios, vendavais isolados e granizo de variado tamanho.

Um complexo cenário meteorológico será responsável pelas condições de tempo severo sobre o Sul do Brasil no decorrer desta semana, envolvendo troca de massas de ar quente para frio com uma frente fria, advecção de ar muito quente e um centro de baixa pressão atmosférica profundo.

Inicialmente, a instabilidade vai afetar mais o estado do Rio Grande do Sul.

Nesta terça, uma frente fria começa a avançar pelo Centro da Argentina e o Uruguai enquanto um centro de baixa pressão profundo com menos de 1000 hPa vai atuar no Sul e no Leste gaúcho.

Ar muito quente vai estar ingressando com uma intensa corrente de jato a partir do Oeste, o que vai estimular a formação de áreas de instabilidade, algumas fortes a severas, em situação análoga a de uma frente quente, principalmente no Sul e no Leste do território gaúcho e que pode se estender ao Leste catarinense e paranaense.

A pressão atmosférica vai despencar no Rio Grande do Sul nesta terça-feira com valores de pressão em superfície entre 995 hPa e 998 hPa, de acordo com as projeções dos modelos numéricos.

Quanto menor a pressão, maior o risco de tempo severo. Valores abaixo de 1.000 hPa são considerados críticos para o registro de tempestades, assim o cenário se tornará bastante propício para forte instabilidade.

Não bastasse a pressão atmosférica atipicamente baixa, afinal valores inferiores a 1.000 hPa são pouco frequentes, a atmosfera estará muito aquecida com temperatura elevada nas suas camadas mais baixas à medida que uma grande massa de ar quente se reforça nas latitudes médias da América do Sul e ar tropical é trazido para o Sul do Brasil por uma intensa corrente de jato em baixos níveis.

Sob este cenário de ar muito quente e pressão atmosférica excepcionalmente baixa, o cenário se tornará extremamente propício para a formação de nuvens de grande desenvolvimento vertical, ou seja, de tempestades.

Logo, temporais devem ser esperados no Rio Grande do Sul em especial do Centro para o Sul e o Leste (Litoral) do estado.

Clique para saber mais

Receba as principais notícias no seu WhatsApp

Comentários

Comentários