Censo: Mais da metade da população brasileira vive no litoral
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta quinta-feira (21) os primeiros dados do Censo 2022, que revelam que 54,8% da população brasileira vivem em áreas próximas ao litoral.
Isso representa um total de 111,28 milhões de pessoas, em uma faixa de território que inclui domicílios localizados a uma distância máxima de 150 quilômetros da costa.
Em relação ao Censo de 2010, houve um aumento de quase 5 milhões de pessoas vivendo no litoral, em números absolutos (eram 106,37 milhões).
No entanto, a proporção da população litorânea em relação ao total do país diminuiu ligeiramente, passando de 55,8% para 54,8%.
Outros destaques do Censo 2022:
- Faixa de fronteira: 9,42 milhões de pessoas (4,6% da população) vivem em uma faixa de até 150 quilômetros dos limites do território brasileiro.
- Setor censitário mais populoso: Presídio da Papuda, no Distrito Federal, com 10.163 habitantes.
- Setor com maior número de domicílios: Condomínio Itapoã Parque, em Brasília, com 6.322 domicílios.
- Área com maior média de moradores por domicílio: Toricueije, em Barra do Garça (MT).
Importância dos setores censitários:
Os setores censitários, que são as menores divisões geográficas do Censo, permitem um olhar mais detalhado sobre a população e os indicadores sociais dos municípios brasileiros. A partir dos dados coletados, é possível ter informações sobre áreas específicas dentro de bairros urbanos ou zonas rurais, como, por exemplo, quantas pessoas vivem próximo a hospitais, escolas, centros comerciais ou mesmo em áreas sujeitas a desastres naturais.
Melhorias no Censo 2022:
O Censo 2022 apresentou uma série de melhorias e aperfeiçoamentos na delimitação dos setores censitários, como o uso intensivo de imagens orbitais de alta resolução e de registros administrativos georreferenciados. Isso resultou em uma maior cobertura e qualidade das informações coletadas.
Acessibilidade dos dados:
Os dados do Censo 2022 serão disponibilizados gradativamente pelo IBGE. Os primeiros resultados, divulgados nesta quinta-feira, podem ser acessados no site do IBGE: https://censo2022.ibge.gov.br/.
Receba as principais notícias no seu WhatsApp