Operação Verão Total 2023-2024 encerra temporada com queda expressiva em indicadores criminais
A Operação Verão Total (OVT) 2023-2024 chegou ao fim em 15 de março com resultados expressivos na redução de diversos indicadores criminais nas praias gaúchas.
A iniciativa, que reuniu quase 40 órgãos do governo do Estado, ofereceu serviços, informação e segurança para banhistas, moradores e turistas durante os três meses do veraneio.
Redução da criminalidade:
- Roubo a estabelecimentos comerciais: -65%
- Roubo a pedestres: -42%
- Roubo de veículos: -42%
- Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI): -32%
- Estelionato: -26%
- Roubo a residência: -24%
Mais de 800 salvamentos realizados:
- Corpo de Bombeiros Militar: 879 salvamentos (aumento de 18,3%)
- Ações de prevenção: 382.336
- Projeto Guarda-Vidas Mirim: 1.641 crianças
Outras ações e resultados:
- Segurança Pública:
- Brigada Militar: 23.657 ocorrências atendidas, 5.919 barreiras policiais e 145.844 pessoas abordadas.
- Polícia Civil: 31.537 ocorrências atendidas, 2.065 medidas protetivas concedidas, 286 mandados de prisão e 664 mandados de busca e apreensão.
- Bem-Estar Social:
- Secretaria da Saúde: repasse de R$ 3 milhões para 19 bases do SAMU 192, 14 pronto-atendimentos e nove hospitais.
- Fundação de Atendimento ao Deficiente e ao Superdotado (Faders): 608 atendimentos com o Banho Assistido em Cadeira Anfíbia.
- Desenvolvimento Econômico:
- Procon RS: aumento de 350% nos municípios que receberam a unidade móvel.
- Tudo Fácil: 30.803 atendimentos em Pelotas e 26.625 em Rio Grande/Cassino.
- Mobilidade:
- Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer): R$ 9 milhões em investimentos nas rodovias do Litoral Norte e intensificação da manutenção.
- Metroplan: fiscalização de ônibus de passageiros em 25 municípios.
- Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR): melhorias na sinalização e serviços de ambulância, guincho e parada.
Impacto positivo e reconhecimento:
- Coordenador da OVT, vice-governador Gabriel Souza: “A OVT é a maior iniciativa do governo estadual, realizada de maneira transversal. Reunimos diferentes secretarias e setores da gestão para que cada um levasse seus principais serviços para as praias de norte a sul.”
- Satisfação dos usuários: 99,03% em Pelotas e 99,16% em Rio Grande/Cassino.
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