Frente fria sobre o oceano e o que esperar nas próximas horas no RS
A Sala de Situação da Defesa Civil identificou nesta segunda-feira (29/4) que os temporais isolados continuam em praticamente todo o território gaúcho, gerando nervosismo entre os moradores.
Ao longo da manhã, ocorreu chuva pontualmente forte com descargas elétricas no Norte e Nordeste.
Já nas Missões, Campanha, Centro, Sul, Costa Doce e RMPOA as instabilidades atuam durante todo o dia, com volumes que variam entre 25 e 40 mm/dia, podendo passar dos 70 mm/dia na Campanha, Sul e Costa Doce.
Durante as instabilidades, os ventos sopram com rajadas em torno dos 40 aos 50 km/h, podendo passar dos 60 km/h.
Na terça-feira (30/4), o avanço de uma frente fria sobre o oceano juntamente com o fluxo de umidade favorecem as chuvas e ventos fortes e eventual queda de granizo na Campanha, Centro, Sul, Costa Doce e RMPOA.
Os volumes variam entre 30 a 50 mm/dia, podendo passar dos 70 mm/dia na Campanha, Sul e Costa Doce.
Durante as instabilidades, os ventos sopram com rajadas em torno dos 50 aos 70 km/h, podendo passar dos 80 km/h.
Na quarta-feira (1/5), com lento avanço de uma frente fria sobre o oceano juntamente com o fluxo de umidade, há condição para temporais isolados com chuva e ventos intensos e eventual queda de granizo na Campanha, Centro, Sul, Costa Doce e RMPOA.
Os volumes variam entre 60 a 80 mm/dia, podendo passar dos 100 mm/dia na Campanha e Sul. Durante as instabilidades, os ventos sopram com rajadas em torno dos 50 aos 70 km/h, podendo passar dos 80 km/h.
A tendência é que na quinta-feira (02), as instabilidades permaneçam intensas em praticamente todo o Estado, com os maiores acumulados ocorrendo na metade Norte e Costa Doce.
Nas últimas 24 horas foram registrados elevados volumes de precipitação na região de divisa com o Uruguai e no norte do estado, superando os 80 mm pontualmente.
Em resposta aos volumes precipitados nos últimos dias, os rios do estado apresentam majoritariamente níveis em tendências de elevação, com exceção da região sul que apresenta níveis em declínio, destaque para o rio Quaraí, que apresenta nível acima da cota de inundação e segue em lenta elevação.
Devido aos altos volumes observados nos últimos dias, e a previsão de novas precipitações volumosas nas próximas 24 horas, é esperada manutenção dessa tendência de elevação nos principais rios do estado, com respostas hidrológicas significativas em praticamente todas as bacias.
Situação de cada cidade até o momento
Arroio Grande
Desalojados: 18. O Arroio que corta o município está em elevação. Sendo assim, 5 famílias foram retiradas de suas residências de forma preventiva.
Bom Jesus
Dados preliminares reportam cerca de 30 residências com danos devido ao forte vendaval. A Defesa Civil municipal está realizando o atendimento com distribuição de lonas às residências atingidas.
Boqueirão do Leão
Em Boqueirão do Leão, RS 422 interditada, na altura da Comunidade de Quarto Léguas.
Erechim
Durante a tarde ocorreu a queda de um muro sobre um veículo. Não houve nenhum ferido.
Estância Velha
Foi comunicado que há 5 casas alagadas, entre os 5 pontos, 3 no bairro União e 2 no bairro União/Tico-tico.
Guaíba
Algumas ruas alagadas e entrega de lona para uma residência
Guaporé
Dados preliminares reportaram que devido à chuva forte e vento algumas casas foram destelhadas e árvores caídas.
Mato Leitão
Dados Preliminares reportaram 8 casas e uma indústria parcialmente destelhadas.
Monte Alegre dos Campos
Dados preliminares de que 20 casas tiveram danos devido ao vendaval. A Defesa Civil municipal está realizando o atendimento com distribuição de lonas às residências atingidas, juntamente com a secretaria de obras.
Montenegro
Registrados cinco destelhamentos, danos na rede elétrica, diversos pontos de alagamento.
Novo Hamburgo
Chuva forte que ocasionou falta de luz em alguns Bairros.
Parobé
Desalojados: 17
Até o momento 4 casas atingidas. Sem vítimas ou feridos.
Residências interditadas até avaliação do técnico. Moradores foram para casa de parentes.
Porto Alegre
Foram reportados galhos de árvore caídos na esquina das ruas Quintino Bocaiúva com Tenente Coronel Fabricio Pilar, bairro Mont’Serrat.
Pelotas
Sete residências tiveram problemas, uma por alagamento e outra com o desabamento de uma laje. Também foram registrados alguns alagamentos na área urbana e rural da cidade, mas quase todos os locais já retornaram à normalidade. No Corpo de Bombeiros, apenas uma ocorrência foi registrada: no desabamento da laje, uma senhora precisou ser retirada debaixo dos escombros, sem ferimentos.
Quaraí
Reportadas 4 pessoas em abrigos públicos e 12 desalojados
Santa Cruz do Sul
Dados preliminares: Bombeiros em vários atendimentos de destelhamento, telhas quebradas e árvores caídas em vários bairros de Santa Cruz.
São Martinho da Serra
Tempestade de chuvas associadas a vento atingiu parte da área rural, causando danos materiais na rede elétrica.
São Leopoldo
Registrada a queda de 14 vegetais, queda de 2 muros, 30 destelhamentos, danos na rede elétrica, diversos pontos de alagamento.
Venâncio Aires
Chuva forte e rápida, com granizo de pequeno diâmetro. Até o momento duas solicitações para apoio com lonas em residência.
Vera Cruz
Dados preliminares reportaram três destelhamentos e duas árvores caídas.
Campinas do Sul, Barão de Cotegipe, Cruzaltense, Erval Seco
Algumas ruas alagadas no centro da cidade devido a forte precipitação pluviométrica.
Mariano Moro, Três Arroios
Estragos nas estradas vicinais.
Receba as principais notícias no seu WhatsApp