Rio Grande do Sul entra em alerta vermelho: maior risco meteorológico
O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu um alerta vermelho para o Rio Grande do Sul, indicando o maior nível de risco meteorológico.
O atual alerta, que começou em 29/04/2024 às 20h20min, vai até 30/04/2024 às 12h00min, aponta para chuvas superiores a 60 mm/h ou acima de 100 mm/dia, com grande perigo de alagamentos, transbordamentos de rios e deslizamentos de encostas em áreas de risco.
As regiões afetadas incluem Noroeste Rio-grandense, Litoral, Metropolitana de Porto Alegre, Nordeste Rio-grandense, Sul Catarinense e Centro Oriental Rio-grandense.
O INMET recomenda desligar aparelhos elétricos, observar alterações nas encostas, permanecer em local abrigado e proteger pertences da água.
A MetSul Meteorologia também alerta que as condições continuarão favoráveis à ocorrência de temporais no estado, alguns localmente fortes a severos e com potencial de danos, por vários dias.
Mais comunidades gaúchas devem enfrentar tempo severo, com risco de chuva em excesso, alagamentos, inundações e enchentes, além de temporais isolados altamente prováveis ao menos até o fim de semana.
Os temporais podem produzir ventos de 60 km/h a 80 km/h e, em casos isolados, rajadas perto e acima de 100 km/h, além de granizo grande.
A atmosfera aquecida favorece a formação de nuvens carregadas, especialmente no Oeste, Noroeste e Norte do estado.
A passagem de uma frente fria entre quarta e quinta-feira e um centro de baixas pressões no final da semana aumentam a instabilidade e o risco de temporais intensos.
Receba as principais notícias no seu WhatsApp