Inmet emite novos alertas de tempestade para o Rio Grande do Sul
O Inmet emitiu alertas de tempestade para o Rio Grande do Sul, com grande perigo para o extremo sul e alerta para Sul, Campanha, Centro e Fronteira Oeste.
Previsão de chuva intensa, ventania e possibilidade de granizo, com riscos para a população e infraestruturas.
Um alerta vermelho, indicando grande perigo, foi emitido para o extremo sul do Estado, com validade até 10h de quarta-feira (8).
Este alerta abrange 20 municípios, incluindo Chuí, Jaguarão, Pelotas, Rio Grande e Santa Vitória do Palmar. São esperadas chuvas superiores a 100 milímetros em 24 horas, acompanhadas de ventos que podem ultrapassar os 100km/h e risco de granizo.
Esses eventos podem causar danos em edificações, cortes de energia, estragos em plantações, queda de árvores, alagamentos e transtornos no transporte rodoviário.
Para a região Sul, Campanha, Centro e Fronteira Oeste, foi emitido um alerta laranja, de perigo, válido até 12h de quarta-feira.
Cerca de 60 municípios gaúchos estão sob este alerta, com previsão de chuvas entre 60mm e 100mm por dia. Esta condição é preocupante, pois em alguns locais esse volume se aproxima da média climatológica de maio.
Além das chuvas intensas, há previsão de ventos entre 60km/h e 100km/h e possibilidade de granizo, afetando cidades como Caçapava do Sul, Cachoeira do Sul, Dom Pedrito, Itaqui, Quaraí, Santa Maria, São Lourenço do Sul, Uruguaiana e Tapes.
Receba as principais notícias no seu WhatsApp