Foto arquivo: Douglas Mafra/Detran RS
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Governo do RS inicia reativação do Data Center da Procergs após alagamentos

O governo do Estado deu início, neste sábado (25/5), ao processo de reativação do data center da Procergs, desligado preventivamente em 6 de maio devido aos alagamentos que atingiram a sede da companhia, situada na região central de Porto Alegre.

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A expectativa é que, ao final do trabalho de religamento, que se estenderá pelo domingo, os sistemas do Estado que ainda estavam fora do ar voltem a funcionar plenamente na segunda-feira (27/5).

A operação, coordenada pela Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), envolveu a montagem de grandes estruturas elétricas alternativas.

Foram utilizados três geradores de grande porte (2200 Kw), nove toneladas de cabos e um novo sistema de no-break com 13 toneladas de equipamentos, todos instalados em um ambiente elevado a seis metros do solo para evitar futuros danos por enchentes.

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Processo de Religamento

O processo de religamento é extenso e complexo, composto por várias etapas. Inicialmente, foi ativada a alimentação elétrica do prédio, seguida pelo restabelecimento de todos os sistemas sem impacto nos bancos de dados.

O processo foi dividido em três grandes grupos: religação da infraestrutura elétrica e térmica, religação da infraestrutura eletrônica (composta por mais de 4 mil itens) e, finalmente, a reativação dos sistemas e serviços em si.

Quase 50 profissionais, incluindo engenheiros e técnicos eletricistas, trabalharam durante toda a madrugada para restabelecer a energia elétrica.

A segunda etapa, que está em andamento, envolve a religação dos equipamentos de tecnologia da informação e comunicação do data center.

Com a infraestrutura pronta, mais de 600 profissionais, divididos em seis equipes, iniciarão a reativação de todos os sistemas e serviços que ainda não foram restaurados.

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Manutenção dos Serviços Essenciais

Durante o período de desligamento, grande parte dos serviços essenciais permaneceu ativa em infraestruturas paralelas, como o ambiente de disaster recovery da Procergs (segundo data center) ou no ambiente de nuvem (cloud).

A Procergs gerencia mais de 900 sistemas, que desempenham funções diversas em diferentes áreas da administração pública, garantindo a continuidade dos serviços críticos mesmo durante a crise.

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Sistemas que estão fora do ar:

  • Alguns sistemas e serviços da Receita Estadual. A autorização de documentos fiscais eletrônicos segue operando na nuvem
  • Sistemas do Detran
  • Parcelamentos, IPVA, ITCD e taxas não podem ser pagos no momento
  • PROA – Sistema de Processos do Estado
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Sistemas que estão no ar:

  • Sistemas de segurança, registros de ocorrências, consultas integradas utilizado pelas autoridades e a delegacia online para que o cidadão faça o registro de ocorrências pela internet
  • Sistema de informações penitenciária, entre outros serviços da segurança
  • Diário Oficial
  • Sistemas da Corsan de análises de efluentes e da qualidade da água
  • Sistemas da Fazenda que processam as Notas Fiscais de 19 Estados no Brasil
  • SGO – sistema de gestão do fluxo de obras
  • COE – sistema de compras eletrônicas que realiza os pregões das aquisições do Estado
  • Lei de Acesso à Informação
  • Formulários do programa Volta por Cima para cadastro dos atingidos pelas enchentes

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