Previsão de mais chuva: Leite determina que equipes de resgate sejam deslocadas para o Litoral Norte e outras 3 regiões do RS
Governador Eduardo Leite aciona operações preventivas diante da previsão de chuvas intensas no Rio Grande do Sul.
Na tarde desta segunda-feira (17/6), durante reunião do Gabinete de Crise no Centro Administrativo de Contingência (CAC) em Porto Alegre,
Leite ordenou o deslocamento estratégico de equipes de resgate e frota para áreas de risco em quatro regiões: vales do Caí e do Taquari, Serra e Litoral Norte.
A Defesa Civil estadual emitiu alertas vigentes até quarta-feira (19/6) para novos eventos extremos.
Em resposta às previsões da Sala de Situação da Defesa Civil, estão sendo mobilizadas quatro aeronaves e embarcações, além de agentes militares para operações de resgate.
Três aeronaves são do Rio Grande do Sul e uma de São Paulo, com planos de apoio adicional das Forças Armadas para reforçar a capacidade de resposta.
“Estamos movimentando recursos para garantir a segurança nos vales do Caí e do Taquari, Serra e Litoral Norte. Embarcações da Brigada Militar e Corpo de Bombeiros Militar estão em alerta. Vamos contar com o apoio das Forças Armadas, mobilizando suas aeronaves e embarcações para essas regiões. Nosso objetivo é preservar vidas”, declarou o governador.
Previsões indicam risco de enchentes nos vales do Caí e do Taquari, e deslizamentos na Serra e Litoral Norte. Tropas especializadas e cães de busca serão deslocados para áreas propensas a deslizamentos.
“A Defesa Civil e equipes de resposta estão atuando, fornecendo informações e suporte aos municípios para garantir a segurança da população”, afirmou o coronel Luciano Boeira, chefe da Casa Militar e coordenador estadual de Proteção e Defesa Civil.
Além das regiões mencionadas, há previsão de chuvas na Região Metropolitana, sem expectativa de grandes problemas.
O nível do Guaíba não deve atingir a cota de inundação.
No último fim de semana, 19 municípios gaúchos sofreram danos devido às chuvas intensas, incluindo alagamentos, inundações e deslizamentos de terra.
A reunião do Gabinete de Crise contou com a presença do vice-governador Gabriel Souza, secretários Beto Fantinel (Desenvolvimento Social), Marjorie Kauffmann (Meio Ambiente e Infraestrutura), Tânia Moreira (Comunicação), além dos comandantes da Brigada Militar e do Corpo de Bombeiros Militar.
Profissionais da Sala de Situação, incluindo as meteorologistas Cátia Valente e Vanessa Gehm e o hidrólogo Pedro Camargo, contribuíram com informações estratégicas.
Receba as principais notícias no seu WhatsApp