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Anac divulga informações sobre o acidente com a aeronave da Voepass em SP

Brasil: A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) reforçou seu compromisso com a segurança e a transparência ao divulgar detalhes sobre o trágico acidente envolvendo uma aeronave da Voepass, ocorrido em 9 de agosto, em Vinhedo, São Paulo.

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Em nota oficial, a Anac expressou sua solidariedade às famílias das vítimas e destacou que a prioridade é garantir que a Voepass cumpra todos os protocolos de assistência necessários.

Desde o momento do acidente, a Anac tem acompanhado de perto as ações da Voepass, garantindo que a empresa ofereça o suporte adequado às famílias.

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Além disso, a Anac tem colaborado estreitamente com o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) para assegurar que a investigação do acidente seja conduzida de forma rigorosa e eficaz.

A parceria entre Anac e Cenipa é fundamental para manter os altos padrões de segurança da aviação brasileira, e a Anac tem disponibilizado todas as informações necessárias para a investigação.

A compreensão das causas do acidente é vital para evitar a repetição de tragédias semelhantes.

Anac divulga informações sobre o acidente com a aeronave da Voepass em SP

A Anac enfatiza a importância de aguardar o término da investigação, que será baseada em evidências sólidas coletadas durante o processo.

Especulações precipitadas, além de desinformar, podem prejudicar o trabalho dos investigadores e causar angústia desnecessária às famílias das vítimas.

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O Brasil tem uma das aviações mais seguras do mundo, reconhecida pela Organização de Aviação Civil Internacional (Oaci). A Anac, responsável pela fiscalização das empresas aéreas que operam voos comerciais no país, garante que todos os operadores seguem rigorosamente os padrões internacionais de segurança.

Gravador de Dados da Aeronave e Dano Estrutural

A aeronave PS-VPB, modelo ATR 72-500, envolvida no acidente, estava equipada com o Flight Data Recorder (FDR), que registra dados cruciais para a análise do comportamento do avião durante o voo.

A Anac esclareceu que o ATR 72-500 é certificado pela autoridade europeia Easa, mas que no Brasil, são exigidos mais parâmetros para garantir a segurança.

Apesar de algumas isenções temporárias concedidas pela Anac, esses ajustes não comprometem a investigação do acidente.

Em março deste ano, a mesma aeronave sofreu um incidente no Aeroporto de Salvador, onde a cauda tocou a pista durante o pouso, resultando em danos classificados como leves pelo Cenipa.

A Anac garantiu que, independentemente da gravidade do dano, a aeronave só foi liberada para voar após a comprovação de que estava em condições seguras de operação.

Denúncias e Gerenciamento da Segurança

A Anac está investigando denúncias sobre possíveis falhas de manutenção na aeronave acidentada.

Esses processos seguem um rito rigoroso para garantir a eficácia das ações e evitar a invalidação do processo.

A Anac realiza constantes atividades de vigilância e auditorias, tanto presenciais quanto remotas, para assegurar que todas as empresas aéreas mantenham seus altos níveis de segurança operacional.

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