Defesa Civil emite alerta hidrológico no RS: elevação de rios e possibilidade de inundações
Geral

Defesa Civil emite alerta hidrológico no RS: risco de elevação de rios e arroios

A condição hidrológica atual do Rio Grande do Sul apresenta níveis de água dentro da normalidade em todas as regiões, com um cenário estável e seguro.

Frigorifico Borrussia

Devido à falta de chuvas significativas nos últimos dias, as bacias fluviais têm mostrado tendência de estabilidade ou até mesmo declínio em seus níveis.

No entanto, com a previsão de chuvas entre os dias 12 e 13 de setembro, a Defesa Civil recomenda o nível de severidade de ALERTA (destacado em amarelo no mapa hidrológico) para várias bacias no estado.

Na metade norte, estão em alerta as bacias de Apuaê-Inhandava, Passo Fundo, Várzea, Turvo-Santa Rosa-Santo Cristo, Ijuí, Alto Jacuí, Taquari-Antas, Caí, Sinos e Gravataí.

Já na metade sul, o alerta inclui as bacias de Ibicuí, Quaraí, Santa Maria, Negro, Vacacaí-Vacacaí Mirim, Baixo Jacuí, Camaquã e Mirim-São Gonçalo.

Psicólogo Regis Soster

Nessas regiões, há risco de elevação dos níveis de arroios, córregos e rios menores, com a possibilidade de pequenos extravasamentos nas áreas ribeirinhas.

O alerta também prevê alagamentos pontuais em zonas urbanas, especialmente se ocorrerem chuvas de alta intensidade, com grandes volumes em curtos períodos de tempo.

Moradores de áreas com histórico de alagamentos ou inundações devem ficar atentos às atualizações e buscar informações sobre os Planos de Contingência de suas cidades, que incluem as medidas preventivas adequadas para proteger sua região ou bairro.

Receba as principais notícias no seu WhatsApp

Litoralmania -Sistemas

Comentários

Comentários